Olá amigos, hoje vou abordar algo que tenho visto tornar-se comum, tanto para quem oferece serviços como para quem por conta própria o faz sem auxilio profissional.
É algo tão básico, mas repete-se tanto e é facilmente encontrado, então precisamos falar sobre isso.
Primeiro gostaria de a grosso modo dizer – Google Analytics é um sistema, Web analytics é uma ciência. Só por aqui já é possível se direcionar.
Google Analytics
O Google Analytics é um sistema de monitoramento de resultados, visitas e ações. Esse sistema é feito/mantido, obviamente, pelo Google e disponibilizado de forma gratuita para que você possa fazer uso. Muito interessante e útil em seu site, monitora então todo o tráfego gerado nele. Isso é o Google Analytics de uma forma simples e direta de explicar.
Entendido que Google Analytics é um sistema de monitoramento podemos então comentar sobre Web Analytics.
Web Analytics
Para quem não sabe, mas precisa saber, existe uma ciência por trás das melhores campanhas e resultados obtidos em sites de e-commerce, portais, blogs e outros. Essa ciência aplicada na íntegra ou não é chamada de Web Analytics.
A Web Analytics é o processo de visualização, captação e compreensão dos dados Quantitativos e Qualitativos mostrados a partir de um painel de monitoramento, ou vários painéis, um desses sistemas ou painéis é o próprio Google Analytics.
O estudo dos dados apresentados por um Google Analytics, por exemplo, faz com que possamos compreender de qual forma obtemos melhores resultados.
Um exemplo simples é a mensuração de e-mail marketing, você pode extrair dados tão poderosos afim de melhorar seu rendimento. Você pode através de análises descobrir qual o melhor modelo de e-mail marketing que o seu público alvo é mais receptível. Você também pode descobrir coisas como: o porque que seu carrinho de compras é abandonado tão facilmente?
Em resumo é isso, entenda que uma coisa é a ciência, o conhecimento na extração de dados importantes e norteadores para sua empresa ou seu investimento, outra bem diferente é somente usar e receber dados via Google Analytics ou qualquer outro sistema de monitoramento.
Sucesso a todos, um forte abraço
1 Comentários
Interessante! Esses termos realmente nos deixam “zonzos” com tanta informação. Mas quando se trata de internet, é bom pesquisar com calma mesmo! Excelente artigo!!