Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Anísio Teixeira, realizada no Palácio do Planalto, Dilma Rousseft anunciou que o governo federal irá oferecer 75 mil bolsas de estudos para pesquisas e estágios no exterior até 2014. A premiação faz parte das comemorações dos 60 anos do CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
As bolsas farão parte do Programa Ciências sem Fronteiras, que oferece oportunidades de estudo nas melhores universidades do mundo. As bolsas serão oferecidas através de edital e serão financiadas pela CAPES e pelo CNPq.
O governo pretende, ainda, firmar parcerias com a iniciativa privada para aumentar a oferta para 100 mil bolsas. “Temos o desafio de sensibilizar o setor privado para contribuir para a formação de mais 25 mil estudantes”, disse Dilma Rousseft.
Para completar, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o crescimento do Brasil depende da capacitação dos brasileiros em todos os níveis. “O maior ideal de Anísio Teixeira era a formação de recursos humanos de nível superior, não para o nível superior, mas para toda a educação”.
Com informações de Computer World