IDC analisa o mercado financeiro mundial e demonstra otimismo

A IDC, líder em inteligência de mercado, consultoria e eventos nos mercados de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, realizou na última terça-feira, 17 de agosto, em São Paulo, a quinta edição da IDC Brasil Financial Insights Conference, uma das mais importantes do setor financeiro do País. Durante o evento, foram apresentados novos dados e tendências do mercado financeiro mundial.

“Somente no ano de 2009, TI e Telecom movimentaram US$ 2.8 trilhões em todo o mundo. O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de TI e a 5º no de Telecom” disse Roberto Gutierrez, diretor de consultoria da IDC Brasil. Por conta da crise mundial, os investimentos tiveram queda principalmente no Japão, Europa, Brasil, África e Estados Unidos. A expectativa é que em 2010 aconteça uma forte retomada.

Uma pesquisa realizada pela IDC com 62 instituições, entre bancos e seguradoras apontou que as prioridades da área de TI no segundo semestre deste ano e em 2011 envolvem a atualização/renovação da infraestrutura de TI (nas seguradoras), a consolidação e virtualização da infraestrutura de TI (nos bancos médios e pequenos) e a revisão/integração da arquitetura dos sistemas (nos bancos grandes). Já entre os principais desafios que os CIOs enfrentam estão a complexidade da arquitetura existente, o atendimento à regulamentação e auditoria e, nos bancos pequenos, as equipes reduzidas.

O mercado financeiro mundial tem como principais desafios atualmente a gestão do relacionamento, a redefinição do modelo de negócios, a retomada da credibilidade e a inovação. “As instituições irão, proativamente, buscar o aumento do relacionamento com os clientes-chave e parceiros. Haverá investimentos em novos mercados e tecnologias para criar diferenciação sustentável. Lá fora as instituições precisarão restaurar a imagem de confiança, e para isso buscarão um modelo centrado no cliente para entregar produtos e serviços de valor agregado”, declarou o diretor da IDC.

A pesquisa revelou ainda que entre as prioridades de negócios que direcionarão os gastos com tecnologia nas empresas estão o aumento das receitas, o aumento de eficiência operacional (principalmente nos bancos grandes) e a expansão do portfólio (principalmente nas seguradoras e nos bancos pequenos e médios).

Anderson Figueiredo, gerente de consultoria da IDC, fez uma análise qualitativa sobre o assunto Cloud Computing. “Atuando com cautela e prudência e restringindo o uso a áreas que não colocam em risco as informações importantes, as instituições financeiras aderem paulatinamente essas soluções. As principais restrições referem-se, assim como em projetos de terceirização, aos aspectos de segurança e controle da informação. O mercado financeiro apresenta-se como um potencial implementador de Cloud Computing no modelo Nuvem Privada, com soluções desenhadas exclusivamente para uma única organização, ou seja, não há compartilhamento de recurso físicos, lógicos e humanos com outras empresas”, disse.

Outro assunto que chama a atenção das instituições é a segurança. Algumas soluções receberão investimentos expressivos em 2010 e 2011. É o caso dos antivírus, antispam e firewall, de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM), de soluções de detecção e prevenção de fraudes, e de Data Loss Prevention (DLP). “Metade das empresas investirá em antivírus, antispam e firewall, mas isso não significa que as elas não tenham essas soluções e, sim, que elas precisam, na verdade, se atualizar para acompanhar a evolução das ameaças”, declarou Célia Sarauza, gerente de consultoria e especialista em Segurança da Informação da IDC.

Célia recomenda que as instituições conheçam os riscos, selecionem tecnologia adequada de acordo com o seu porte e com o momento atual da empresa, invistam em segurança da informação de forma contínua e saibam que a efetividade do investimento em segurança é medida em função da não ocorrência de problemas.

Para Roberto Gutierrez, diretor de consultoria da IDC Brasil e coordenador da pesquisa junto às 62 instituições financeiras, o evento foi um sucesso. “É muito gratificante poder reunir profissionais de vários bancos e seguradoras e, principalmente, trocar experiências e saber o que cada um tem em mente para os próximos meses e anos”, concluiu.

Acompanhe a IDC no Twitter: http://twitter.com/idcbrasil

Para saber mais sobre a IDC Brasil, visite o website www.idcbrasil.com.br

Fonte: Rosa Arrais Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!