Quem nunca ouviu falar do Castelo dos Horrores, do Playcenter, ou do Mistério da Monga, atrações obrigatórias em parques de diversões espalhados pelo Brasil? Esses e outros projetos semelhantes foram concebidos pela empresa paulista Indiana Mystery, com sede em Jundiaí. Além de aterrorizantes, essas atrações se mostraram um bom negócio. Com apenas 52 colaboradores, a Indiana fatura, anualmente, cerca de R$ 2,3 milhões e também já exportou para países da América Latina e para os Estados Unidos. “Esse é o nosso negócio: produzir e operar atrações temáticas e eventos para a indústria do entretenimento”, explica o diretor executivo e fundador da empresa, Juan Espeche.
Há 15 anos no mercado, a empresa está presente com suas atrações temáticas nos principais parques do país, incluindo Playcenter (SP), Hopi Hari (SP), Beto Carrero World (SC) e Alpen Park (RS). Além disso, já produziu diversas atrações no exterior – Estados Unidos, Colômbia e Argentina. Conta com equipes especializadas que atuam na criação e produção das atrações, destacando-se escultores, pintores artísticos, cenógrafos, etc.
Glênio Janjar, diretor financeiro da Indiana, conta que, com uma curva de crescimento ascendente, a direção da empresa concluiu que para sustentar seus planos de expansão era urgente a adoção de um sistema de gestão integrado. Segundo ele, o gerenciamento era feito através de controles manuais e por meio de planilhas. Ele conta que vinham buscando um sistema ERP, mas um dos entraves para a mudança de paradigma era a falta de opção de um sistema aderente à realidade da Indiana. “Nosso negócio é totalmente diferenciado. Somos uma empresa de serviços e com demandas e controles tão específicos que necessitávamos buscar um sistema sob medida”, explica Janjar.
Luciano Bonassi, gerente administrativo e financeiro da Indiana descreve a situação: “Precisávamos, com urgência, de um eficiente e seguro controle gerencial, informatizado, integrado e em tempo real, e que cobrisse todas as operações da empresa. Somente com uma ferramenta desse nível seria possível realizar as análises para tomadas de decisões com rapidez e correção”.
Sob medida e ROI de sete meses
Ao mesmo tempo em que a necessidade de um sistema era premente, os custos proibitivos de ERPs de mercado aliados à falta de aderência às peculiaridades da Indiana acabaram levando a diretoria administrativa financeira a uma quase descrença em relação ao sonho da integração e automação de seus processos. A situação, entretanto, mudou após a entrada em cena do Parati Serviços, um ERP desenvolvido pela 3CON especialmente para empresas do porte e de nicho, como a Indiana. “Encontrar essa solução para a Indiana Mystery foi de vital importância, não só pelo produto, mas pela atenção e dedicação que nos foram dadas pela 3CON”, afirma Janjar.
Segundo o diretor, a implantação se deu em quatro meses e a compreensão pela 3CON da realidade da empresa fez toda a diferença. “A sistemática de implantação de um novo software sempre gera necessidades de mudança na cultura organizacional. No início, em função de que as pessoas devem se adaptar as novas diretrizes, o processo teve que ser paulatino, mas com o suporte da 3CON, a implantação foi agilizada e hoje o Parati já está assimilado e incorporado às rotinas da empresa”, descreve. Para o diretor, o atendimento personalíssimo que receberam, foi o que permitiu a evolução de todo o processo.
Após a implantação, a Indiana identificou uma melhoria significativa nos controles. “A empresa se tornou mais ágil e enxuta graças a uma visão sistêmica do Parati. Isso permitiu identificar pontos fracos e adotar medidas corretivas, reduzindo custos e aumentando a lucratividade da empresa. “Hoje, graças ao Parati temos o controle em tempo real de toda a empresa. Além disso, o ambiente web nos possibilita acessar o sistema de pontos remotos, o que é muito importante na velocidade em que os negócios acontecem nesta economia altamente globalizada”, pondera.
Em termos de retorno de investimento, a Indiana acredita que o Parati se pagará nos próximos 07 meses. “A solução que optamos foi adequada à realidade da nossa empresa e estimamos que no final do primeiro ano de operação já teremos o retorno do investimento”, avalia Glênio Janjar.
O diretor financeiro faz questão de destacar que implantar um sistema que altere as rotinas de toda empresa é sempre um desafio. Para ele, escolher um parceiro de TI que compreenda essa realidade é fundamental para o sucesso do projeto. “A equipe da 3CON não mediu esforços para implantar o sistema na Indiana Mystery, inclusive nos assistindo e nos incentivando todo o tempo. A perseverança e o pronto atendimento deles foram cruciais para a conclusão desse processo tão importante para o nosso negócio”, finaliza o diretor.
Fonte: Gad Comunicação