A competitividade, palavra de ordem atualmente, requer não apenas a definição e execução correta da estratégia empresarial, mas que ambas sejam elaboradas de tal forma que assegurem a eficácia das organizações.
Diante deste cenário o aumento da competitividade faz com que as organizações busquem constante inovação em seus processos utilizando-se de novas metodologias, como ferramentas de melhoria de produção e de qualidade de serviços prestados, objetivando alcançar a excelência em seu empreendimento.
Nas palavras de PALEIAS (1992, p.114),a) a avaliação de desempenho pressupõe um referencial ou parâmetro para comparação, contra o qual o desempenho será confrontado – este parâmetro poderá ser expresso tanto em termos físicos ou financeiros, ou ambos; b) é necessário o estabelecimento de um intervalo de tempo para que a avaliação de desempenho possa ser feita – este intervalo permitirá operacionalizar tal avaliação, e não necessariamente significa que as atividades sejam paralisadas para que tal avaliação ocorra.
A medição do desempenho organizacional é considerada pelos gestores uma tarefa complicada, porém, fatos e dados traduzidos em indicadores facilitam a assimilação e a execução da estratégia, além de informar a tendência do desempenho futuro e captar a dinâmica de criação de valor da empresa.
Para auxiliar gestores em elaborar, implementar e acompanhar esses processos, a utilização de indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicador) é inevitável. A proposta da criação de KPIs em relação a mensuração e à valorização do desempenho é possibilitar maior poder na tomada de decisão. Desta forma é possível identificar lacunas de desempenho entre padrões estabelecidos e os resultados reais obtidos pela organização por meio de indicadores criados. A implementação é dividida em três fases: Entendimento dos objetivos e processos para a criação de um conjunto de indicadores de desempenho. A segunda fase é marcada pelo foco na implementação destes indicadores, seja através de controles nos processos, ou na utilização de ferramentas de business Intelligence (BI). E por fim a terceira fase é a realização do monitoramento dos indicadores de desempenho e apoio a tomada de decisão.
Com a implantação de KPIs, alguns benefícios podem ser alcançados:
- Facilidade na divulgação e comunicação com toda a organização;
- Suporte à tomada de decisão;
- Conduz a organização à melhoria de seus processos. (Modelo PDCA – Plan, Do, Check e Action)
- Melhora os entregáveis da organização;
- Melhora a satisfação interna e externa da organização;
- Os indicadores são orientados para resultados;
- Conserva e aumenta o comprometimento com as metas organizacionais
A utilização de indicadores de desempenho enquanto uma metodologia de diagnóstico e análise do desempenho individual e grupal dos recursos da organização, deve ter como objetivo geral e principal promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, bem como uma maior produtividade e melhor desempenho organizacional.
Concluo, com a sabedoria de Paulo Freire: Posso saber pedagogia, biologia como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar. Sou gente. Sei que ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda não sei como posso saber melhor o que já sei. E saberei tão melhor e mais autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia em respeito à dos outros. (Freire, 1996:37).
1 Comentários
Muito o bom o post, porém em tantas leituras, não consegui encontrar alguem que possa indicar escolas, instituições, etc que ofereça curso de KPIs – Key Performance Indicador financeiros
Aguardo indicações.