O Gerenciamento de Dados Mestres, ou simplesmente MDM (Master Data Management), é uma das tecnologias oferecidas pela Informatica Corporation, fornecedora líder e independente de soluções de software de integração de dados, com o objetivo de gerenciar múltiplos domínios de dados em um sistema único, hierarquizando de forma complexa as informações.
“A necessidade deste tipo de solução surge do fato de contarmos com muitas cópias da mesma informação, espalhadas por diversas áreas da organização”, explica o gerente de produto da Informatica Corporation, Guilherme Duarte. O executivo ressalta que a implementação do MDM é capaz de resolver inúmeros problemas, em diversas unidades de negócio e em diferentes regiões geográficas.
Empresas globais líderes em seus segmentos, como farmacêutico, varejo, saúde, aeroespacial e defesa, agricultura, educação, turismo e setor público já utilizam a solução de MDM Informatica para ajudar na gestão das informações. Estes clientes estão distribuídos em diversos países das Américas, Europa e Ásia-Pacífico.
Existem duas opções distintas para a utilização desta forma de gerenciamento de dados mestres. A primeira é a solução de MDM por Aplicação, limitado a uma única classe de dados, que resolverá problemas baseados no domínio de informações para o qual foi projetado. Por outro lado, existe a abordagem de MDM Multidomínio, que oferece outros resultados para as empresas, já que este tipo de plataforma pode evoluir e ser dimensionada, de acordo com a necessidade. Esta iniciativa consegue reduzir o tempo de implementação, atendendo às unidades de negócios que desejam um retorno imediato. Entre os principais diferenciais estão a capacidade de relacionar informações entre diferentes classes de dados e criar associações proveitosas ao negócio como: clientes-por-produtos, fornecedores-para-materiais, etc.
O ponto em comum entre as duas opções é a capacidade de lidar com os problemas causados por dados imprecisos, incompletos, inconsistentes e duplicados. “O aperfeiçoamento dos Dados Mestres está diretamente ligado ao aumento da eficiência operacional, à melhoria do relacionamento com o cliente, à redução de custos e à garantia do cumprimento das regulamentações existentes”, explica o executivo.
Área de negócios – A Informatica Corporation reconhece a importância dessa área na companhia e investe constantemente neste modelo de negócios. Entre os resultados da iniciativa estão o lançamento de uma nova versão da solução, o Informatica 9 MDM, além do reconhecimento pelos analistas do setor como Líder em MDM de Clientes do Quadrante dos Líderes do Gartner, em apenas seis meses de operações neste mercado. No ano passado, a companhia aumentou em 50% o número de clientes que usam sua tecnologia para projetos de MDM.
As capacidades do Informatica 9 MDM abrangem três áreas:
- Aplicações corporativas compatíveis com MDM – Com os Controles de Dados plug-and-play, a solução permite que os usuários não técnicos acessem diretamente os dados mestres, hierarquias e relacionamentos dentro de suas aplicações existentes, entre elas Siebel ou salesforce.com, nas quais já estão treinados.
- Suporte com disponibilidade contínua para processos corporativos críticos – O Informatica 9 MDM permite que os clientes operem com um mínimo de interrupções causadas por blecautes não programados ou programados para upgrades de produtos, mudanças em modelos de dados, atualizações de processos de negócios ou falhas de hardware.
- Fluxo de trabalho integrado/Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) – Por meio de um framework de padrões abertos, a solução oferece integração imediata com produtos líderes em BPM compatíveis com fluxos de trabalho integrados para governança de dados em toda a empresa.
Para mais informações, acesse www.informatica.com/br.
Fonte: PLANIN Worldcom