A inovação no segmento de telecomunicações desenvolvida em Santa Catarina pela empresa Cianet Networking foi reconhecida em evento que revelou nesta segunda-feira, dia 19, os vencedores da primeira edição do Prêmio Caspar Erich Stemmer da Inovação em Santa Catarina. A empresa de Florianópolis dividiu com a Softplan/Poligraph a terceira colocação na categoria médio e grande porte, que contou ainda com Whirlpool e WEG nos primeiros e segundos lugares.
Nesta categoria, as empresas tiveram que apresentar três inovações referências. A Cianet, que atua com soluções de comunicação digital no mercado nacional e internacional, apresentou duas inovações em produtos e uma em gestão.
A primeira delas destacou a linha de equipamentos e soluções baseadas na tecnologia HPNAv3, em que a empresa detém patente mundial e é reconhecida como precursora no uso dela em ambiente outdoor, como em redes metropolitanas, bairros e cidades digitais. A submissão da candidatura contou com uma carta da fabricante norte-americana de chips HPNA 3, Coppergate, parceira da Cianet, indicando a inovação mundial na aplicação em ambientes externos.
Além das soluções HPNA 3, a Cianet apresentou o modelo de gestão da inovação implementado na empresa de forma pioneira pelo NUGIN – Núcleo de Gestão da Inovação, ligado ao IEL-SC. “A empresa organizou todos os processos para que estejam orientados a uma política e fomento da inovação na organização. Esta iniciativa desencadeou o desenvolvimento de uma série de soluções e produtos imbuídos do espírito inovativo, incentivados pelo ambiente criado na organização”, explica Norberto Dias, diretor presidente da empresa.
Por fim, o desenvolvimento do produdo Channel Bank Cianet, um banco de canais utilizado na integração analógica e digital da telefonia, aproveitando atuais infraestruturas de comunicações existentes nas organizações, foi a terceira inovação referência apresentada. A Cianet é a única fabricação nacional deste tipo de produto.