Já publiquei aqui no blog um tutorial bem parecido com esse, mas usando o WAMP. O WAMP está disponível apenas para Windows.
Hoje resolvi escrever um tutorial sobre o XAMPP, que pelo que percebi, é bem mais popular e suporta os 3 sistemas operacionais mais usados pelo pessoal: Windows, Linux e Mac OS. Vamos então ao passo a passo. No exemplo resolvi utilizar o Windows como SO.
1 – O primeiro passo é fazer o download do arquivo nesse link. Baixe o arquivo para o seu sistema operacional. Quando terminar de fazer do download, vamos instalar. Primeiro, escolha uma língua – português não está disponível ainda.
2 – O instalador é bem simples, então clique em “next“:
3 – Escolha o diretório de instalação. No Windows, o diretório padrão é “C:/xampp“. Clique em “next“:
4 – Escolha se deseja instalar o Apache, MySql e o Filezilla como serviço; caso positivo, mas as opções que não estão marcadas no screenshot abaixo também. Depois, clique em “Install”:
5 – Espere a instalação terminar…
6 – Clique em “Finish”:
7 – Uma mensagem irá aparecer dizendo que a instalação terminou e os serviços escolhidos foram instalados:
8 – Outra mensagem irá aparecer. Se clicar em “Yes“, o painel de controle do Xampp irá se abrir:
9 – Nesse caso, pedi para iniciar os serviços do MySql e Apache:
10 – Se tentar acessar o endereço “locahost“, a seguinte página irá aparecer:
11 – Se quiser fazer o deploy de alguma aplicação, basta colar a pasta da aplicação dentro da past htdocs. Nesse caso, apenas colei o SDK do ExtJS 4 que fiz download do site da Sencha.
12 – Agora basta acessar o link da aplicação está tudo pronto e funcionando direitinho!
Até a próxima! 🙂
1 Comentários
Já usei diversos pacotes, tanto no Windows como no Mac, inclusive o XAMP. O maior problema é que temos que esperar uma atualização do pacote inteiro para atualizar um único componente.
Nos dias de hoje, acho desnecessário instalar um servidor web em ambiente de desenvolvimento O PHP possui um servidor interno que resolve muito bem o problema de testar em desenvolvimento. Veja: http://rberaldo.com.br/como-usar-o-servidor-nativo-do-php-5-4/
Assim não precisa de Apache. Basta baixar o PHP e o MySQL, que possui instalador fácil de usar.
E o melhor: sempre que sair um novo PHP, você pode baixá-lo e já começar a usar, sem ter que esperar uma atualização do pacote, seja ele MAMP, XAMP ou qualquer outro.