Olá Caro leitor,
Dando continuidade no assunto gerenciamento de problemas, que pode ser visto aqui, vamos trazer hoje alguns métodos que o ITIL indica para utilizar neste processo.
Muitos dos métodos descritos abaixo já utilizamos no dia-a-dia, mas só não sabemos o nome. Algumas ferramentas de service desk trazem junto no módulo de gestão de problemas alguns deles.
É importante entender o método antes de “sair usando”, pois no dia-a-dia a tendência é não usarmos em função da correria, demorando muito mais para resolver problemas em função da desorganização e falta de foco.
Para resolver um problema, é preciso primeiro clarificar “qual o problema”. Isto parece óbvio, mas muitas vezes saímos resolvendo sem saber exatamente qual o problema.
Então vamos lá:
Análise cronológica
Procura colocar os fatos em ordem de tempo para identificar o tempo e a sequência dos eventos. No caso de muitos problemas, vários fatos ocorrem antes e durante a ocorrência do problema. Colocar os fatos em ordem pode ajudar e muito na identificação da causa.
Análise de dor
Quantifica o impacto e urgência dos incidentes ou problemas (ex.: qtd usuários afetados, duração do downtime e custo para o negócio). Isto ajuda a priorizar ações de solução e/ou melhoria. A fórmula básica é:
Valor = (No. Incidentes) * (duração) * (severidade) * (peso)
Kepner e Tregoe
Técnica para solução de problemas dividida em 5 estágios:
- Definir o problema
- Descrever o problema em termos de identidade, local, tempo e tamanho
- Estabelecer as possíveis causas
- Testar a causa mais provável
- Verificar a verdadeira causa
Brainstorming
Pessoas trocam idéias juntas. No brainstorm não se julgam idéias, apenas se registra. Pode ser feito presencial, via e-mail, com flipchart entre outros.
5 porquês
Buscar encontrar a causa do problema sempre questionando a causa anterior. Ex.:
- Meu carro parou de funcionar. Por quê?
- Porque faltou gasolina. Por quê?
- Porque não consegui colocar hoje. Por que?
- Porque hoje é feriado e não tem nenhum posto aberto. Por que?
- Porque não me planejei corretamente para a viagem. A causa é a falta de planejamento da viagem.
Isolamento da falha
Acontece na reexecução das rotinas para identificar aonde está o problema e aonde não está o problema. Começa-se pela execução da transação do primeiro CI, partindo para o segundo e assim em diante.
Mapa de afinidade
Organiza uma grande quantidade de informações por assunto. Executada após um brainstorm inicial.
Teste de Hipóteses
O método é utilizado para uma lista de possíveis causas de problemas com base no conhecimento. Informações do registro de problemas e incidentes são utilizadas.
Observação técnica
Há problemas que ocorrem de forma intermitente. Este método Junta uma equipe técnica com especialistas de vários assuntos relacionados para focar na solução do problema. O objetivo é monitorar eventos em tempo real e situações específicas.
Ishikawa
Também conhecido como espinha de peixe, é uma forma de organizar idéias. É utilizado para organizar o brainstorm em tópicos. Facilita a visualização, análise e a discussão das possíveis causas do problema.
Pareto
Tem o objetivo de separar as causas mais possíveis das mais triviais, utilizando a proporção 80/20. Desta forma você consegue atacar as causas que mais geram problemas. Tendo em mãos as possíveis causas, é preciso medir cada uma para verificar a quantidade de ocorrências. O método sugere atacar as 20% das causas que resolvem 80% dos problemas. Isto ajuda a priorizar os problemas a serem resolvidos primeiro.
MASP
Este método não é descrito pelo ITIL, mas é bastante utilizado. A sigla quer dizer “Método de Análise e Solução de Problemas”. Este trabalha em 8 passos:
- Identificação do problema: Qual é o problema que quero resolver?
- Observação: Verificar as características do problema, quando ocorre e etc.
- Análise: Determinar as principais causas do problema. Identificar as hipóteses e testar as mais prováveis.
- Plano de Ação: Se for o caso é necessário criar um plano de ação com as ações a serem realizadas para resolver o problema.
- Ação: É colocar em prática o plano.
- Verificação: Verificar se o problema foi resolvido de fato ou se novas ações precisam ser feitas para solução.
- Padronização: Uma vez resolvido o problema, pode ser necessário alterar algum procedimento, processo e etc.
- Conclusão: Revisão do processo e planejamento futuro.
Mais informações sobre este método: http://bit.ly/1aAcxf7
Concluindo
Existe uma série de cursos e treinamentos no mercado sobre os métodos descritos acima. É muito interessante conhecê-los para ser mais assertivo no dia-a-dia.
E você, utiliza algum método? Caso positivo, compartilhe suas experiências conosco!
Espero ter ajudado. Até a próxima!
1 Comentários
Parabéns pela forma como abordou o assunto. Direto e de fácil compreensão. Tenho acompanhado os artigos aqui no site mas não encontro um que me ajude a entender uma situação dentro da gerência de problemas que é: quando uma investigação esgota as possibilidades de ações do Suporte para resolver incidentes relacionados a capacidade de disco, como isto deve ser tratado, pois algumas vezes depende de uma revisão da arquitetura (desenho mal dimensionado) ou mesmo da compra de um disco maior. Neste caso o ticket de problema deve ser fechado? Quem passa a acompanhar a questão?