A cada dia, mais agilidade no atendimento é exigida pelos clientes. Com redes sociais e mensageiros instantâneos agilizando cada vez mais as comunicações, todo empresário de ecommerce precisa de uma ferramenta de chat ao vivo incorporada em sua página. Recorrer apenas ao telefone – que gera custo para seu cliente – e email, que possui um delay para o atendimento não são mais as melhores formas de prestar suporte.
Com isso, apresentamos o JivoChat, uma plataforma de chat ao vivo destinado à lojas virtuais que possui uma estrutura limpa e precisa.
O programa possui três plataformas básicas em sua estrutura: permitir a comunicação direta entre o cliente e a empresa, fornecer meios de gerenciar e documentar seus atendimentos e ferramentas para avaliar o rendimento de seu setor de suporte ao cliente.
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Comunicação direta por chat ao vivo
Princípio básico comum a todas as plataformas. Além de fornecer um meio para seu cliente resolver um problema de maneira ágil, o JivoChat estende seu alcance de outras formas. A primeira é a possibilidade de iniciar uma conversa por voz direto do chat, permitindo que os clientes se comuniquem da maneira que os deixarem mais confortáveis. Além disso, o JivoChat permite que seu atendente veja as mensagens enquanto estão sendo escritas, permitindo que já possa trabalhar imediatamente na dúvida de um prospecto ou cliente.
Em seguida, aplicativos para dispositivos móveis com sistemas Android ou iOS permitem que possa realizar o atendimento mesmo que não esteja presente no escritório. Além disso, você pode dar uma pitada de proatividade ao seu atendimento ao utilizar mensagens automáticas aos visitantes de sua página, permitindo que procure seu cliente e assim realizar uma venda, tal qual um vendedor faz em uma loja física. No caso do atendimento estar offline, mensagens enviadas por frequentadores são enviadas ao email da empresa.
Gerenciamento e documentação
Não basta apenas falar com o cliente, mas gerenciar sua equipe e documentar atendimentos realizados, importantes para o próximo passo. Nesse sentido, o JivoChat oferece à equipe de atendimento os detalhes dos visitantes, como nome, através de qual página encontrou a sua e localização. Já para os administradores, ele permite acompanhar seus atendentes em tempo real, avaliando o tempo que estão disponíveis para conversar com os clientes.
Avaliação e planejamento
O JivoChat permite salvar o registro das conversas de sua equipe, enviando-os para seu email. Aos clientes, uma outra ferramenta para avaliar seu atendimento fica disponível e pode ser acessado pela gerência, podendo assim avaliar quaisquer pontos fora da curva. Com estes relatórios e detalhes das conversas, fica permitido à equipe encontrar e solucionar problemas, além de estudar casos inéditos.
No momento, a única ferramenta existente que falta ao JivoChat é a possibilidade de agregar atendimento por redes sociais ou aplicativos mensageiros, como o WhatsApp ou Facebook Messenger. Outro ponto interessante do JivoChat é a possibilidade de adaptar a ferramenta de acordo com o layout de sua página, não tornando a ferramenta invasiva e se mesclando à aparência de seu website sem destoar de seu design.
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