Nesse artigo vamos falar sobre o Kali Linux. Essa distribuição Linux foi criada para profissionais de segurança de redes, análise forense e testes de penetração. De forma introdutória, vamos aprender as razões dessa distribuição ter sido criada e suas principais características.
Introdução to Kali Linux
A distribuição Kali Linux foi fundada e é mantida pelo Offensive Secutiry. Essa empresa fornece serviços de segurança de informação e testes de penetração a nível mundial. Além dessa importante distribuição, a empresa mantém também um interessante curso online de Ethical Hacking chamada “Metasploit Unleashed” e um famoso banco de dados sobre os principais exploits (vulnerabilidades de sistemas) conhecidos.
O sistema em si é baseado no Debian, uma distribuição já bem conhecida. Apesar de poder ser instalado na máquina, é mais utilizado por meio de live sessions, rodando todos os tipos de testes e provas contra os alvos de rede e dispositivos locais de memória.
História e ferramentas
O Kali Linux possui mais de 300 ferramentas e aplicações nativas especializadas em testes de invasão, penetração e forense (dentre outras). Caso você goste de séries e gosta de conhecer produções relacionadas à tecnologia, a série Mr. Robot é protagonizada por um hacker que utiliza exatamente o Kali Linux para executar suas invasões e penetrações. Sua aparição na série ajudou na divulgação da distribuição (e da área de segurança e Ethical Hacking em geral).
Hoje em dia esse sistema operacional é um dos mais populares no mundo da segurança da informação. Desde hackers e pentesters até analistas e pesquisadores utilizam o Kali Linux em seus projetos.
A história começou em 2006, quando foi lançado o BackTrack, uma distribuição linux baseada no Ubuntu e que acabou por ser descontinuada posteriormente. O objetivo do BackTrack era o mesmo do Kali Linux e, de certa forma, um é a continuação do outro mas com uma série de melhorias e novas ferramentas.
Por que usar o Kali Linux?
O público alvo são hackers e profissionais da segurança de informação. No entanto, qualquer pessoa interessada em Ethical Hacking e em conhecer mais sobre a área de segurança pode começar a estudar o sistema. A grande vantagem é o seu vasto conjunto de ferramentas nativas voltadas para a área de hacking.
O que um usuário de Kali Linux pode fazer?
Dentre as possibilidades que o sistema oferece, podem ser feitos:
- Sniffers;
- Scanner;
- Cracking;
- Pentests (Teste de penetração);
- SQL Inject;
- Exploits;
- Ataques;
- Invasão de bancos de dados;
- Dentre outros;
Informações sobre o sistema
Ao usar o Kali Linux você terá um sistema que:
- Contém mais de 300 ferramentas nativas exclusivas para atividades de segurança e pentests;
- Pode ser instalado de diversas formas:
- Como SO da máquina;
- Rodando a partir pendrive;
- Instalado em Máquina Virtual de sua preferência;
- Como toda boa distribuição Linux, é gratuito;
- Possui boa estabilidade por ser baseado no Debian;
- Grande número de pacotes e versões customizadas;
- Possui repositórios Git Livre;
- Está disponível tanto para máquinas x32 como x64;
Para instalar e conhecer mais sobre o Kali Linux, acesse o portal oficial da distribuição. Recomendamos também o portal brasileiro Técnicas de Invasão do Growth Hacker Bruno Fraga, que divulga informações e promove cursos e treinamentos na área de segurança da informação.
1 Comentários
Pingback: Kali Linux: A distribuição Linux para Ethical Hacking e Testes de Invasão - PortaldoSaber