No último dia 04/05 ocorreu um marco para o nosso país no quesito de telecomunicações, foi lançado o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) a partir de Kourou na Guiana Francesa.
Este lançamento é parte de um programa para levar Banda Larga para 100% do território nacional, incluindo ilhas, além de poder oferecer um esquema de criptografia nas comunicações internas do país.
Segundo Waldo Russo professor em engenharia de telecomunicações pela PUC-RJ: “O serviço de banda larga deverá ser fornecido através de 40 a 60 áreas de cobertura estreita, distribuídas sobre o território nacional. Em cada uma dessas áreas, terminais de usuários, de pequeno porte e baixo custo, serão conectados a um número limitado de estações de grande porte (6 a 10 estações), denominadas estações de coleta ou gateway. Cada gateway está associado a um grupo diferente de 6 a 8 áreas de cobertura estreita, e são conectados por redes terrestres de alta capacidade à estrutura nacional de telecomunicações.”
A grosso modo, o satélite brasileiro vai replicar o sinal de banda larga para os provedores, que serão responsáveis por levar o sinal para o usuário final, mas isso ainda não está fechado.
Segundo a Telebrás informou, dependendo do local, se não for interessante comercialmente falando para os provedores, o governo poderá atuar para levar as antenas responsáveis pela distribuição do sinal ao usuário final.
Outro uso interessante do SGDC é o uso da chamada banda X, que é uma frequência exclusiva para uso militar e estratégico. Atualmente o Brasil usa sinais alugados e com o SGDC passa a ter o seu próprio.
Para amantes da segurança da informação a notícia é boa também, a criptografia que foi usada no satélite é toda desenvolvida aqui no Brasil, permitindo conexões mais seguras do que a usada em satélites gringos.
Mais detalhes técnicos do lançamento do Satélite podem ser encontrados em:
http://www.visionaespacial.com.br/files/LAUNCH-KIT_SGDC.pdf
Para assistir o lançamento:
http://www.visionaespacial.com.br/sgdc
E detalhes do projeto SGDC podem ser encontrados em:
http://www.telebras.com.br/sgdc/
Deixe seus comentários sobre. Abraços