Lean ITIL existe?

Os benefícios das melhores práticas descritas na ITIL (Information Technology Infrastructure Library) constituem importante incremento na busca pela Governança de TI, tanto nas empresas privadas, quanto nos governos ou no terceiro setor. Mas será que existe uma forma mais direta de obter tais resultados?

A resposta está no VALOR!

A boa e velha metodologia Lean, criada no mundo automobilístico, desde o final do século passado, busca evitar o desperdício, assim, tudo aquilo que não agrega valor ao produto ou serviço, deve ser removido, poupando recursos e diminuindo custos.

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Veja: o foco no valor, proposto pela metodologia Lean [1]⁠, nada tem para se contrapor ao foco no cliente e na qualidade dos serviços , defendido pelas melhores práticas da ITIL[2]⁠, assim, congregar estas expertises, pode ser a chave para sua organização atingir os objetivos propostos.

Tal integração também pode ser aplicada às organizações governamentais, como lembra [3]⁠, pois urgem as medidas de controle da atividade de TI no Governo Brasileiro, que assumem um papel cada vez mais relevante para o Estado e, por sua vez, cada vez mais custoso.

Com este objetivo [4]⁠ cruzou os princípios da metodologia Lean em uma das rotinas de Melhoria Contínua, também proposta pela ITIL, empregando:

  • Determinação de valor: o que o cliente realmente deseja?

  • Identificação da Cadeia de Valor: quais as atividades são REALMENTE necessárias, para atingir o desejado?

  • Implementação de fluxo contínuo: retirar as atividades desnecessárias ou tempos mortos.

  • Participação do cliente: incluir o cliente nas especificações dos produtos

  • Busca da perfeição: sempre há o que melhorar…

O resultado atingido foram processos mais simples, diretos e que atuavam nas principais áreas de atuação necessárias.

A implementação das melhorias, por exemplo, utilizando um método PDCA ( PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust) fica bem fácil de ser percebida, permitindo tantas incrementações sucessivas, quanto forem necessárias para o atingimento das metas.

Assim, sempre que ocorrer uma iteração de melhoria contínua em sua organização, por que não empregar os bons conselhos da metodologia Lean?

BUSQUE O VALOR!

Referências

[1] J. Bhamu and K. S. Sangwan, “Lean manufacturing: Literature review and research issues,” International Journal of Operations and Production Management. 2014.

[2] “Mundo ITIL.” [Online]. Available: https://www.mundoitil.com.br/.

[3] A. L. F. Pacheco, “Governança de TI : O desafio atual da Administração Pública,” in SECOP, 2011, p. 50.

[4] A. F. M. Lino, “Improving ITIL Process with a Lean methodology,” Framework, p. 56, 2009.


1 Comentários

Rodrigo Abreu
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Realmente é uma tendência, após alguns anos de atuação na industria automobilística aplicando as ferramentas LEAN, na qual sou Pós Graduado e por ter uma formação em TI com certificação em ITIL, estou tendo a oportunidade de juntas ambas as técnicas atuando hoje em uma empresa de tecnologia. Bons ventos ainda virão para este tema. Um Forte abraço !!!!

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