Com a vida corrida que atualmente todos temos, se tornou muito mais fácil buscar produtos no mundo digital do que em lojas físicas. Por exemplo, você deseja comprar um presente para o dia das mães. Entra na internet, vai direto ao Google e digita o produto desejado. Em segundos aparece um mundo de opções de lojas onde pode ser comprado. Você escolhe um site de uma renomada loja online e encomenda um super secador de cabelos. O que você não esperava, era que ele fosse entregue quase uma semana depois do prazo, deixando sua mãe a ver navios no dia dela. Ou pior que isso, receber o produto quebrado, a embalagem rasgada ou o produto errado. Esses e outros erros que deixam os clientes de lojas online insatisfeitos são culpa de uma logística ruim, fruto de um mau planejamento de e-commerce.
Os erros são comuns tanto nas pequenas como nas grandes empresas digitais e para evitar que isso ocorra, o dono de uma empresa online, pensando em ter uma gestão de e-commerce eficiente deve se preocupar em ter uma logística que atenda os desejos dos consumidores, cada dia mais exigentes. Não basta ter um Marketing Online eficiente, anunciar no Google Adwords, estar cadastrado no Google Analytics para monitorar visitas a fim e melhorar a interface ou campanhas, como também não basta estar nas redes sociais como Twitter e Facebook. Não adianta só uma boa divulgação, para a aumentar a rentabiliade do seu e-commerce é preciso uma boa Logística.
Tenha uma boa logística – Seus clientes agradecem!
Antes mesmo de iniciar as atividades de e-business, o empreendedor online deve organizar muito bem a empresa e até terceirizar o serviço de logística se necessário, depois que o fluxo de pedidos for aumentando. Ao serviço caberá acompanhar o produto desde a chegada da matéria prima, o controle do estoque, até enviar o pedido ao cliente e fazer trocas.
Contratar um serviço de consultoria em e-commerce para iniciar as atividades também é uma boa idéia, principalmente quando não se tem experiência na área, dessa forma se economiza muito tempo e até mesmo, dinheiro. Outra alternativa válida é o uso de ERP, ou seja, um sistema de informações que contenha todos os dados da empresa, dos produtos, dos processos, etc. E prefira os sistemas online, que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar. Oferecer um sistema onde o cliente saiba em que etapa está o processo de preparação e envio do produto também ajuda a dar confiança e credibilidade para o cliente.
Apesar de custos elevados – em alguns casos, uma boa logística é um diferencial, transmite confiança, dá uma boa fama para sua empresa ser bem vista aos olhos da mídia como também e seus consumidores. Afinal, são eles os responsáveis por seu objetivo principal: crescer profissionalmente e ganhar dinheiro!
1 Comentários
Foi o que eu comecei a fazer um tempo atras, adotei algumas medidas que me ajudaram muito na logistica dos produtos, eu tinha criado um site com a inter.net com um plano express, foi bem simples, escolhi o tema, os aplicativos e quantidade de paginas, so que eu não tinha um bom planejamento para a entrega dos produtos, resolvi sentar e e levantar os pontos principais, então consegui resolver o problema, graças ao bom planejamento minha empresa consegue vender pela internet sem problemas com entregas, produtos com problemas etc.