O título desse post é uma brincadeira que faço comparando lojas virtuais com lojas físicas, já que todos sabem que eu sou defensor da opinião de que muita coisa se assemelha mesmo que os ambientes sejam diferentes.
Quando falamos de boa localização para o mercado físico estamos nos referindo a aquela sala comercial na esquina, ruas bem movimentadas com uma visão privilegiada, estacionamento privativo, que também conta com estacionamento comum em ambas as ruas que se cruzam formando a esquina e outras características que podemos afirmar que aquele é um bom ponto comercial. Na questão de lojas on-line também é possível ter um excelente ponto comercial. Não, não estou ficando maluco.
O que quero aqui é fazer uma pequena comparação para exemplificar a importância de se estar no local certo e no momento certo. Já para o ambiente on-line podemos comparar a boa localização com o estar registrado na ferramenta certa e com a estratégia oportuna.
Não vou levar o exemplo tão profundamente para todos os detalhes de uma loja virtual, se fosse, teríamos que comentar desde a escolha do domínio – que nada mais é que o endereço de sua loja. O que vou tratar aqui é sobre ferramentas, ou melhor – Redes Sociais como ferramentas essenciais para seu comércio.
Alguns consideram errado o termo ferramenta para falar de redes sociais. Eu considero um termo bem apropriado já que ferramenta trata de tudo aquilo que permite fazer o trabalho que se espera e obter um resultado satisfatório. Portanto, redes sociais são ferramentas para lojas virtuais.
Quando para uma loja física escolhemos um ponto pensamos justamente na qualidade desse ambiente e como é possível ser localizado por seus clientes e até mesmo porque não – permitir ser localizado. Para lojas virtuais é a mesma coisa quando está na hora de escolher de quais redes sociais participar.
Não são todas as ferramentas que te levarão a ter o bom resultado, o uso demasiado dessas ferramentas pode levar ao desgaste da marca, perda de tempo, perda de investimento e outros fatores estressantes para sua loja virtual. Por isso fazer a escolha certa é importante.
Novamente estou fugindo do que muitos comentam – Participe de todas as redes sociais. Na verdade é um grande equivoco – não é possível gerenciar de forma eficaz muitos canais ou ferramentas, não é possível ter bons resultados em todos e, portanto, é totalmente inviável essa prática. Mas como fazer? Simplesmente use a inteligência de quando se quer um bom ponto comercial para uma loja física – pesquisamos, analisamos e buscamos sempre referências que podem nos fazer tomar determinadas decisões.
Pense no consumidor, esse usa no mínimo duas redes sociais ativamente, faça um levantamento de perfil de consumidor e descubra quais essas duas ou três ferramentas que seus clientes mais usam e mantenha foco e esforço para ter uma ótima comunicação nessas redes sociais. Isso é escolher uma localização estratégica no ambiente digital.
Nem sempre quantidade quer dizer qualidade, no caso de ambiente on-line quantidade pode ser um grande convite para problemas gerenciais. Por isso, tenha foco no que é importante, use ferramentas que realmente sejam relevantes e invista corretamente. Mantenha-se localizável, a melhor forma de fazer isso é estar nos locais onde a grande maioria de seus consumidores estão e não em todos os lugares, onde possivelmente você estará perdendo tempo para criar todo o ambiente propício para essa comunicação com seus clientes e lá na verdade eles não estão.
Sucesso a todos, um grande abraço.
Luiz Castro Jr
alpisconsultoria.com