O site 9to5mac apresentou uma notícia dizendo que a próxima versão do sistema operacional dos computadores da Apple, o OS X 10.9, terá alguns dos recursos presentes no iOS, o sistema operacional de seus dispositivos móveis.
Segundo o site, o OS X 10.9 provavelmente integrará o tão conhecido recurso de reconhecimento de voz do iOS, o (ou a) Siri. O site afirma que a informação vem de fontes confiáveis, apesar de não citá-las na publicação.
Não é certeza que a Siri estará realmente no OS X 10.9, pois ela é exclusiva de algumas das novas versões do iPhone, iPad e iPod Touch. Porém, não seria algo difícil incluí-la para o OS X, já que o sistema operacional já possui um programa com uma função semelhante, o Dictation, que reconhece as palavras ditas pela pessoa, mas ao invés de executar a ação como faz a Siri, ele apenas transcreve o texto dito.
Somado a Siri, a Apple também está planejando integrar ao OS X o tão criticado serviço de mapas, que chegou com o iOS 6, como um framework para desenvolvedores, segundo algumas pessoas envolvidas com os testes prévios para o programa. Assim como no iOS, caso o recurso passe pela fase de teste, os desenvolvedores poderão disponibilizar seus mapas para a Mac App Store.
Segundo a CNET, a Apple começou a levar os programas do iOS para o OS X a partir da versão 10.7 Lion do OS X, lançada em 2010. A divulgação da versão foi feita por Steve Jobs, que afirmou que algumas das mudanças foram feitas imaginando-se o que aconteceria ao juntar um Macbook com um iPad. Dentre os novos recursos presentes naquela versão, estão o FaceTime e a Mac App Store. Essa transição de programas continuou na última versão lançada, a OS X 10.8 Mountain Lion, que trouxe os lembretes, o centro de notificações, o Game Center e o Air Play para os computadores da empresa.
É provável que a versão 10.9 do OS X chegue apenas no próximo ano, se a Apple seguir sua tradição, e que ela se chame “Lynx”, segundo o site AppleScoop, que também afirma ter a informação de fontes confiáveis.