Marketing digital essencial para Profissionais de Informática

Antigamente, podemos aqui citar um #10YearsChallenge, por volta de 2008/2009, a maneira mais simples de profissionais de informática que trabalham de forma autônoma conseguirem novos clientes, era através de tradicionais sites de classificados, ou até mesmo comprando um anúncio anual nas famosas páginas amarelas.

Felizmente muita coisa evoluiu desde então, e com algum conhecimento relativamente básico, alguém com um pouco de investimento financeiro, estudo e naturalmente com muita competência, é capaz de construir muito mais rápido a sua carteira de clientes, muito diferente de outros tempos, onde as vezes poderiam levar anos até ter um número razoável de clientes.

Aqui não importa muito se você trabalha com manutenção de computadores, notebooks, cabeamento estruturado ou outra carreira de TI, tudo que será ensinado pode ser aplicado para atrair o seu cliente ideal utilizando ferramentas e habilidades do marketing digital, vamos lá?

Marketing digital essencial para profissionais de informática

Ferramentas essenciais para conseguir novos clientes

Começaremos com o básico, como profissional de informática você já tem naturalmente uma facilidade maior de lidar com novas ferramentas online, com um pouco de teoria e uma boa prática, rapidamente você domina.

Temos hoje, dentro de todo universo do marketing digital, as seguintes ferramentas essenciais que você precisa conhecer:

WordPress

Ter um site minimamente apresentável é o básico para conseguir novos clientes e o WordPress é a ferramenta ideal para isso. O melhor é que não é necessário ser um Web Designer para essa tarefa, por isso você precisa aprender a utilizar os seus recursos.

O WordPress é o CMS (Content Management System) mais utilizado no mundo, extremamente customizável, fácil de usar e otimizado para SEO, falaremos sobre isso mais abaixo.

Não é o intuído desse artigo te ensinar a fazer um site no WordPress, para isso você pode contar com a base de dados totalmente em português e uma centena de vídeos no Youtube.

Com o site no ar, tenha uma página dedicada aos seus serviços, onde você deve descrever exatamente o que faz, colocar ou não uma faixa de preço e principalmente as suas formas de contato. O WhatsApp tem funcionado muito bem como uma ferramenta inicial de contato, as pessoas parecem que preferem no início digitar o seu problema a ter de ligar para vários profissionais diferentes.

Uma espiada nos seus concorrentes diretos, ou de outras cidades, pode servir muito bem de inspiração para criar o conteúdo da sua página.

Com a sua página de serviços montada, agora é necessário que os clientes que precisam de você, encontrem a sua página, aqui entra o Google Ads.

Google Ads

O Google Ads, anteriormente conhecido como o Google Adwords, é uma plataforma do Google onde você consegue comprar palavras-chaves.

Quando o seu potencial cliente digita por exemplo “manutenção de notebooks” no Google, e você está comprando essa busca e outros termos relacionados, o seu site vai aparecer entre os links patrocinados e você paga um determinado valor a cada clique. Acredite, funciona extremamente bem, não atoa o Google é uma das empresas mais valiosas do mundo.

Para configurar a sua primeira campanha, o Google Ads dispõe do 0800 724 8154, onde um assistente do Google vai te ajudar em todo o processo. Mas eu recomendo fortemente que você aprenda a ferramenta, assim como no WordPress existe uma base de dados enorme, totalmente em português do próprio Google.

Aliás o Google oferece uma certificação em Google Ads, se você dominar totalmente a ferramenta vai conseguir otimizar as suas campanhas, pagar menos por cada clique e aparecer para mais clientes. Como um profissional certificado você pode inclusive começar a oferecer esse serviço para os seus próprios clientes.

Indo além do essencial

Com um site feito em WordPress e uma boa campanha no Google, conseguir novos clientes será uma consequência inevitável, mas se após esse período você quiser ir além, existem outras ferramentas e habilidades excelentes que você pode aprender:

Facebook Ads

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook, a maior rede social do mundo. Ao contrário do Google Ads, aqui você não compra palavras-chaves.

No Facebook Ads é possível configurar campanhas para rodar na sua cidade ou onde você determinar, sendo exibido por um custo relativamente baixo para milhares de potenciais clientes. Excelente para aumentar a percepção da sua marca, mesmo que você seja um profissional autônomo, consequentemente atraindo ainda mais clientes.

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em bom português é traduzido para Otimização para Mecanismos de Buscas, onde o Google domina o mercado.  

Lembra que no Google Ads nós comprados as palavras-chaves que precisamos? Através de um bom trabalho de SEO você aparece organicamente para essas pesquisas e a procura pelo seu trabalho pode aumentar de forma incrível.

Somado como um bom trabalho de marketing de conteúdo, você pode ainda se tornar referência no seu nicho de atuação e atingir um patamar que talvez nunca tenha imaginado.

Vale reforçar, mais uma vez, que o intuído desse artigo não era te ensinar a usar as ferramentas ou uma estratégia completa de SEO e marketing de conteúdo, mas sim apresenta-las a você, afinal é incrível o número de pessoas que não as utilizam a favor de conseguir novos clientes.

Tudo que foi citado possui uma enorme documentação em português e muitos vídeos de apoio, se você quer aprender basta ler e colocar em prática. Existe uma certa curva de aprendizado, mas valerá muito a pena.

Se você tem alguma dúvida e estiver ao meu alcance ajudar, deixe um comentário logo abaixo.

Marcos Leonardo

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Marcos Leonardo, 47 anos, natural de Belo Horizonte/MG. É Gestor de RH por formação, com atuação por muitos anos na área de TI, lidando com todos os tipos de profissionais.

É editor do site Oportunidades Profissionais, onde escreve sobre diversos assuntos, passando por finanças, carreira, concursos, dicas profissionais e vestibular.

No site é possível encontrar dicas para profissionais totalmente iniciantes, muitos inclusive atrás de um primeiro emprego, como por exemplo o texto que ensina como enviar currículo por e-mail, onde são apresentados conceitos básicos, para aumentar a chance do responsável pelos recursos humanos de uma empresa selecionar o seu contato para uma futura entrevista.

Desde a o início da crise que dominou o Brasil em 2014, se preocupa em publicar artigos voltados para quem precisa de um emprego, ou deseja melhorar o seu desempenho atual.

Recentemente, tendo em vista o grande número de pessoas desempregadas, inaugurou a categoria de finanças, para ajudar os leitores a construir reservas, se livrar de dívidas e lidar da melhor forma possível com o dinheiro nos momentos de aperto.


2 Comentários

Marcos Leonardo
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Fala Raphel,
Eu sugiro que você leia a Central de Ajuda de cada um, é um passo ignorado por muitos, que vai te dar muitas informações.
Após isso, pratique um pouco em cada ferramenta.
Sobre tráfego pago, veja o conteúdo gratuito do Pedro Sobral no YouTube, toda terça-feira tem conteúdo muito bom.
SEO dá uma lida no blog da Semrush e vai se aprofundando.
Abraço!

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