Marketing Digital para o mercado B2B (bussiness to bussiness)

É comum acharmos na internet grandes cases de sucesso de estratégias no campo do marketing digital, sejam cases com links patrocinados, redes sociais, SEO, viral, entre outras formas, no qual a maioria destes cases, exemplos, e formas de trabalho para buscar clientes na WEB são para empresas que vendem para consumidores finais, o famoso B2C (business to consumer). Qual é a dificuldade e desafios para termos grandes cases no mercado B2B (bussiness to bussiness)?

Para ilustrar um pouco as diferenças destes mercados, segue um infográfico, que temos que considerar na hora de montar uma estratégia B2C ou B2B.

Diferenças de b2b e b2c levantadas pela Target DigitalO grande diferencial de um público para o outro é o ciclo da compra, pois no B2B muitas vezes temos uma área que demanda as solicitações de compra, outra que especifica tecnicamente, outra área faz orçamento e por ai vai. A compra efetivamente, não é fechada na hora, e quem busca na internet não é muitas vezes quem decide a compra.

As estratégias B2C são mais assertivas, pois conhecemos o público-alvo e conversamos diretamente com o decision maker, ou seja, com quem decide, já em campanhas B2B temos usa série de diferenças em estratégias que temos que ter na hora de criar campanhas online.

Em campanhas de marketing digital no mercado B2B, temos que obter informações sobre como funciona o mercado em questão. Se estamos falando de indústria mecânica, por exemplo, antes de mais nada temos que entender quais são as necessidades de busca de informação e qual o setor responsável em buscar estes produtos na internet.

Oferecer conteúdo técnico de seus produtos e serviços no seu website é obrigatório, pois irá trazer mais segurança para uma consulta de uma área mais técnica que precisa de informações do seu produto.

Conteúdo especializado no seu mercado de atuação e com informações exclusivas trará uma maior confiança para sua empresa deixando-a como referência, além de melhorar a sua atuação nos mecanismos de buscas.

Se possível, incluir os processos de logística para deixar mais transparente seus processos de entrega, ou seja, quanto maior é o seu ciclo de venda mais informações você deve fornecer para seus clientes. Deixando todos mais confortável, a negociação de seus produtos/serviços fica mais ágil, uma vez que todos encontram suas informações.

Nas campanhas on-line para B2B, devemos sempre conhecer o ciclo da venda dentro da empresa, entender que a campanha muitas vezes vai gerar um cadastro, e a partir deste momento temos que acompanhar a evolução da venda através de sistemas internos. Esta informação é muito importante para se calcular o ROI (return on investment – retorno sobre investimento).

Armando Ferraz Santos

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Atuando há mais de 10 anos com soluções em internet. Especialista no uso de estratégias em marketing digital para o aumento de vendas, atuando em empresas B2B e B2C desenvolvendo soluções web em projetos para empresas de todos os portes.


5 Comentários

Silvio Eduardo de Andrade
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Parabéns, muito bem avaliado e desenhado. Reflete não só o interesse destes mercados mas também a estratégia das ofertas de produtos e serviços .
Abraço

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