A Microsoft divulgou há pouco mais detalhes da reformulação do seu serviço de e-mail, Windows Live Hotmail, prometendo a união de diversas aplicações online dentro de suas páginas.
Por meio de imagens e vídeos, a equipe mostrou um e-mail que concentra todas as atividades mais populares da web na caixa de entrada, sobretudo no corpo da mensagem, evitando ao máximo o uso de anexos.
No novo serviço, é possível notar o esforço na integração com sites de mídias (YouTube, Hulu e Flickr, por exemplo), gerenciamento de perfis de redes sociais e a visualização de conteúdos do Office. Todos eles, segundo as demonstrações, possuem atalhos tanto no momento de envio, como no da organização dos conteúdos, o que sugere uma integração máxima.
Uma das novidades mais interessantes apresentadas no serviço deve ser o envio de fotos, que promete armazenar até 200 imagens em cada mensagem pelo estoque online da empresa, o SkyDrive. Quando o usuário as visualiza, a Microsoft promete um carregamento rápido, fornecendo a opção de serem apresentadas por slides (via Silverlight) ou baixadas automaticamente em um formato “zip”.
Outras inovações relevantes ficam na interface mais leve e segura – já adiantada por INFO Online há algumas semanas -, preocupada em ser eficaz também em plataformas móveis. A confirmada opção de fornecer a criptografia SSL no login para todas as contas e mantê-la entre usuário e servidores durante toda a sessão, por exemplo, deve garantir uma segurança maior durante todo o período em que o usuário estiver conectado nas páginas do serviço.
O novo Hotmail também ganha novas ferramentas de limpeza de caixa de entrada, além de um reforço na área de spam (assista ao vídeo no fim da página para visualizar).
As medidas de “universalização” podem ser consideradas uma clara resposta ao crescimento do Gmail, serviço de e-mail do Google, que, embora ainda tenha menor audiência que o produto da Microsoft, vem crescendo de popularidade com suas centenas de aplicações integradas na mesma página.
A Microsoft diz que o novo Hotmail estará no ar a partir de junho. A atualização será feita automaticamente.