Mídias sociais no mundo empresarial: Como fazer isso funcionar

Redes e mídias sociais alastram-se rapidamente. Neste turbilhão de recursos e opções as empresas buscam inserir seus produtos e angariar seguidores.

Em um esforço de sair na frente ou acompanhar a evolução tecnológica, muitos desperdiçam recursos, quando não, promovem conteúdos e criam perfis sem foco ou estratégia. O resultado, claro, não é nada bom. A empresa acaba por promover sua própria falta de visão e incapacidade.

Antes de prosseguir, vejamos alguns dados curiosos de uma pesquisa realizada pela InSites Consulting:

  • Mais de 1 bilhão de pessoas, cerca de 70% dos usuários de internet usam redes sociais
  • Uma sessão no Facebook dura em média 37 minutos e no Twitter 23 minutos
  • 50% dos usuários de redes sociais se conectam a marcas
  • Pessoas se tornam fãs no Facebook porque gostam do produto, não por causa da publicidade
  • 36% postam conteúdos sobre uma marca nas redes sociais
  • 2 em cada 3 funcionários se orgulham da empresa em que trabalham, porém somente 19% compartilham histórias nas redes sociais
  • No Brasil, 86% são membros de pelo menos uma rede social. Os brasileiros são membros de 3,1 redes em média

Como já sabemos, através dos recursos virtuais podemos atingir um público tão grande que é difícil mensurar, mas as ações precisam ser coordenadas de forma que o público certo seja atingido pela mídia certa.

Vemos empresas que sugerem “Nos sigam no Twitter”, “Curtam nossa página no Facebook”… Mas, sinceramente: por que eu deveria fazer isso? Dê-me um bom motivo! Mostre-me assuntos importantes e interessantes para minha vida que farei isso com prazer.

Temos um perfil de interesse para cada uma das redes e mídias sociais. Independente do seu ramo de negócio é possível inserir-se no contexto de cada uma delas.

facebook-logo Rede utilizada para descontrair, falar com os amigos, dar risada, pensar sobre coisas, etc. Crie post’s sempre acompanhados de imagens relacionadas, textos contendo de 40 a 60 palavras são o bastante.
twitter-logo Assuntos rápidos, frases de impacto e links. A maioria dos usuários seguem centenas ou até milhares de perfis, sendo assim, se você fizer cinco posts por dia as chances de ser visto são bem pequenas. Poste no mínimo de 10 a 15 tweets por dia, em intervalos programados.
linkedin-logo A melhor rede para tratar de negócios. Escreva inserções que despertem a interação dos usuários, pergunte sobre suas ideias profissionais, planos e projetos relacionados ao tema que deseja compartilhar.
flickr-logo Para fotos artísticas. Veja como você pode dar um novo tom ao seu negócio utilizando esta ferramenta. Fotos inusitadas que referenciam seu ramo de atuação trarão um ar mais informal, humano e pessoal.
slideshare-logo Somente apresentações e slides. Bom para divulgar projetos, inovações, metas e produtos diferenciados.
youtube-logo Poderosa ferramenta viral. Vídeos curtos, divertidos e curiosos podem trazer notoriedade e evidencia à sua empresa. Crie um canal e carregue conteúdos relevantes, diferenciados e muito criativos, quanto mais “extravagante” melhor.
unnamed Uma rede bem flexível, pois podemos compartilhar com nossos contatos, imagens e links agrupados por áreas de interesse através de “Painéis” criados. Um recurso interessante é o botão “Pin It” que está disponível na maior parte dos sites, possibilitando compartilhar novidades, notícias sobre produtos e afins. Tem visual moderno e navegação intuitiva. Ótimo para lançar e promover produtos e serviços.
instagram-logo O mais disseminado aplicativo para compartilhamento de fotos e vídeos com a possibilidade de aplicar filtros artísticos às imagens. Grande aliado para trazer um “ar” humanizado ao seu negócio. Uma sugestão seria envolver seus colaboradores, postar fotos de seu dia a dia no trabalho, eventos corporativos, etc.
google-plus-logo O Google+ tem buscado seu espaço no universo das redes sociais. O layout é leve como da cultura Google e tem como ponto forte o compartilhamento de posts aos seus contatos de e-mail. Considerando que existem mais de 425 milhões de usuários do Gmail no mundo todo, podemos vislumbrar uma boa fonte de publicidade provinda deste meio. Vale a pena explorar.

No geral

  • Utilize links para seu site de forma moderada
  • Busque o alvo comercial de forma sutil. Desta forma seu consumidor será influenciado harmoniosamente e com prazer
  • Escreva sobre fatos relevantes para o dia a dia das pessoas. Curiosidades relacionadas ao seu ramo de negócio são bem vindas
  • Escreva artigos específicos para cada mídia abordada, diversifique e obterá maior abrangência
  • Lembre-se que #hashtags servem para agrupar assuntos, utilize palavras que estão em voga no momento
  • Utilize as ferramentas de colaboração e republicação entre redes. Ex.: Ao publicar no LinkedIn o mesmo pode republicar no Twitter que por sua vez pode republicar no Facebook. Procedendo assim, você estimula seu público a utilizar as outras mídias e terá maior divulgação.

As mídias sociais são fontes poderosas de publicidade, desde que saibamos usá-las seguindo os padrões da comunidade. Não deixe de seguir estas regrinhas para não ter uma marca chata e inconveniente. Sucesso e até a próxima!

Gleidson Rodrigues

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Especialista em Gestão de TI - COBIT / PMBOK / BPM / ITIL. Administrador de Redes e Segurança da Informação.
Suporte a serviços, gestão e coordenação de equipes, administração de infraestrutura e redes. Microsoft Technical Specialist Business Intelligence and Datacenter.
Consultor de convergência e proficiência em Help-Desk.
Escritor do blog Gerenciamento Integrado, HotPlug Segurança da Informação. Colaborador dos sites TI Especialistas, Profissionais TI e Administradores. Estratégia em redes sociais e marketing de conteúdo.


4 Comentários

Maclei
1

Gostei muito do artigo, eu sempre tentei usar as redes sociais mas nunca consegui êxito pois nunca me atentei para as dicas deste artigo. Parabéns ao autor.

Gleidson Rodrigues
2

Obrigado pelo comentário Maclei! As redes em suas funções e públicos ainda precisam ser exploradas a fundo por nossas empresas. O potencial é incrível.
Abraço.

Bitetti
3

Muito bom o artigo, veio a calhar no momento exato. Quando me pedirem concelhos sobre se é bom usar o facebook ou twitter para uma empresa, vou recomendar seu post.

Gleidson Rodrigues
4

Isso é ótimo Bitetti! A coisa certa na hora certa é sempre bem-vindo.
Fico feliz de contribuir. Fique a vontade para entrar em contato sempre que precisar de alguma ideia.
Grande abraço.

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