O HTML5 ainda não se tornou o padrão da web, mas a cada dia que passa esta linguagem ganha mais espaço frente ao seu antecessor o HTML4.
Diferente do que muitos pensam, o HTML5 não é um monstro e não será necessário jogar fora todo o seu conhecimento de HTML para poder evoluir. O Html5 pode ser considerado um upgrade do HTML com o objetivo principal de adequar a linguagem para a web 2.0.
Por tanto, não tenha medo do novo, afinal o HTML4 e o HTML5 não são tão diferentes assim. Para provar, mostraremos neste post as principais mudanças que o HTML5 trouxe para a programação de websites.
Simplicidade
Ponto para os programadores. Escrever HTML5 é muito mais simples, mas não se preocupe, a sintaxe HTML4 é totalmente compatível.
Um exemplo dessa simplicidade é a declaração doctype que ficou mais curta sendo apenas “doctype HTML” ao invés daquela extensa linha de código antes necessária. E as variações de doctype também não serão mais necessárias. Teremos apenas o XHTML e o HTML em modos restritos.
Novidades
O HTML5 trás novos elementos para facilitar o desenvolvimento de um website. Em destaque temos:
- article – Esse atributo é usado para separar artigos, post de blogs e outros conteúdos de texto.
- asite – Inserir conteúdo extra relativo ao artigo.
- canvas – inserir gráfico vetorial.
- datagrid – inserir dados de uma lista ramificada.
- datalist – inserir dados de uma lista drop down.
- datatemplate – inserir um template de dados.
- header e footer – Cabeçalho e rodapé – substituirão as div’s usadas para conter esses elementos. Assim, o código poderá ser melhor organizado e essa parte, comum a todas as páginas de um website, poderá ser separada do conteúdo, o que pode facilitar a otimização SEO do seu site.
- mark – inserir marcação de texto.
- nav – semelhante aos elementos anteriormente citados, este servirá para identificar elementos de navegação do seu site.
- audio e video – criados para facilitar a inserção de conteúdo multimídia no seu website.
Além de novos elementos, também foram adicionados novos atributos ao HTML5. Você poderá consultar a lista completa desses elementos no documento do W3C “HTML5 diferences from HTML4”
Modificações
Também houve algumas modificações importantes em elementos fundamentais do HTML. Vejamos algumas:
- b – o elemento “b” não é mais um elemento para negritar um termo. Sua função agora é destacar um texto e poderá ser usado para marcar palavras-chave.
- hr – o elemento “hr” agora é um elemento de quebra de linha associado ao parágrafo.
- i – como o elemento “b” servirá para dar um tipo de destaque a alguma parte do texto.
- strong – este elemento representa agora importância invés de ênfase.
Desuso
Com as novidades, alguns elementos foram eliminados da nova versão do HTML.
Elementos de diagramação como as tags “center”, “big” e “u” deixaram de existir no código, mas as suas funções são facilmente reproduzidas pela marcação CSS.
Os elementos destinados à criação de frames já estavam em desuso no HTML4 e agora foram eliminados de vez.
E a lista se estende aos elementos que raramente eram usados, como é o caso das tags “dir”, “applet” e “isindex”.
O HTML5 veio para ficar e está se tornando cada vez mais popular à medida que os navegadores começam a se tornar compatíveis.
Vale a pena ler o artigo completo (inglês) do W3C que mostra todas as mudanças: HTML5 diferences from HTML4
Fonte: 72DPI
1 Comentários
Já dá pra ir usando HTML5 em projetos, tranquilamente! Claro que muito pouco, perto de tudo que ele oferece, mas enquanto tivermos essa quantia grande de navegadores que não aceitam HTML5 e CSS3, fica difícil utilizarmos tudo o que gostariamos.
Mas use sem medo de ser feliz. Pelo menos o básico!