Do Technology Review – Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) desenvolveram um sistema capaz de barrar mensagens indesejadas antes que as mesmas atinjam os servidores de e-mail. Batizado como SNARE (sigla para “Spatio-temporal Network-level Automatic Reputation Engine“), o sistema é capaz de identificar as mensagens indesejadas a partir da análise de um único pacote de dados.
Os pesquisadores isolaram uma série de características marcantes que diferenciam o SPAM dos e-mails “normais”. Por exemplo, a pesquisa revela que as mensagens indesejadas costumam vir de “bots” com todas as portas de comunicação fechadas, exceto a porta SMTP (responsável pelo envio de e-mail).
Outra característica interessante: a distância física entre emitente e destinatário também pode sinalizar se uma mensagem é indesejada ou não. Segundo a pesquisa, boa parte do SPAM que trafega pela Internet chega aos destinatários após uma longa viagem — por exemplo, um spammer na China pode disparar mensagens para e-mails de todo o mundo.
Essas e outras características poderão ser utilizadas pelo SNARE (cuja sigla em inglês também quer dizer “armadilha”) para detectar e barrar o SPAM sem a necessidade de intervenção humana, uma inovação que num futuro breve poderá reduzir drasticamente o peso de nossas caixas postais.
2 Comentários
Muito boa Matéria!
Muito mais que um simples e-mail. Uma verdadeira ferramenta para melhorar a organização de sua vida totalmente on-line com muita praticidade e simplicidade.