A CIO publicou recentemente uma pesquisa com mais de 680 líderes de TI de grandes empresas com o objetivo de entender o novo papel destes líderes e suas respectivas agendas para 2019.
Meu foco neste artigo será exclusivamente para o slide abaixo, particularmente no item que fala que 80% dos líderes de TI informaram que consideram desafiador o balanceamento adequado entre inovação e manutenção da operação de TI (infraestrutura e sistemas).
Bom, não irei contestar aqui a importância de transformar o Departamento de TI em um centro de inovação digital, trabalhando em conjunto com as outras áreas de negócio não apenas com a função de suporte, mas também com a função de identificar novas tecnologias e processos que ajudem a empresa a atingir seus objetivos financeiros e de crescimento.
Minha preocupação é que os líderes de TI comecem a focar demais em inovação e, consequentemente, comecem a marginalizar a manutenção da operação de TI.
O importante a lembrar aqui é que os altos executivos, seus pares e a comunidade de usuários deseja apenas uma coisa: zero problemas com a infraestrutura de TI.
Eu sei o que você está pensando. É realmente uma expectativa irreal, mas esta é a mais profunda verdade a respeito da manutenção da infraestrutura provida pelo Departamento de TI. Falhas neste quesito afetarão sua credibilidade como líder de TI.
Outro ponto importante é o investimento que já foi feito em infraestrutura. Me lembro de ter lido em uma revista especializada que aproximadamente 80% do budget de TI é alocado para manutenção da infraestrutura e isto corresponde à minha experiência pessoal. É um valor muito significativo e deve ser gerenciado apropriadamente e, portanto, não deve ser marginalizado. Falhas neste quesito também afetarão sua credibilidade como líder.
Mas, e o balanceamento?
Eu sei que o budget de TI é limitado e, consequentemente, você deve pensar bem onde deve investir de forma mais substancial seu precioso tempo e seus escassos recursos financeiros (inovação x manutenção da operação). Faça um estudo sobre o ROI em cada área onde seu budget pode ser investido. O único problema aqui é que o ROI não pode ser calculado para uma boa parte dos gastos com a operação de TI já que seus benefícios são intangíveis. Neste momento, você deve exercer seu bom senso e visão de longo prazo.
Um último conselho: não aceite a afirmação de que a infraestrutura de TI é considerada como não-estratégica. Acho até que poderia ser considerada desta forma caso a mesma esteja operando sem falhas. Se este não é o caso, então subitamente ela se torna um item estratégico crítico.
Qual sua opinião sobre o assunto? Vamos discutir? Deixe seu comentário abaixo 🙂
4 Comentários
No dia-a-dia o líder de TI que deixa de lado o papel da infraestrutura comete um erro gravíssimo, considerando que todos os serviços funcionam a partir desta mesma infraestrutura. Acredito que o melhor caminho seja a busca pelo equilíbrio, onde todas as áreas (gestão, governança e infraestrutura) consigam alinhar a manutenção dos serviços já existentes com a busca e implementação por novas soluções que atendam as necessidades das instituições.
Cláudio, obrigado pelo comentário. Você está correto. Não se pode descuidar do que já está em produção (sistemas, infra, etc) durante a implementação de novas soluções.
Migrar por partes.
Sempre haverá novos desafios e melhorias pós implementação.
infelizmente muitos dos CIO ou gerente de Ti não querem colocar inovação no dia-a-dia de uma empresa, trabalho em um empresa de coleta seletiva porém o que mais falta é inovação e melhorar a infraestrutura..
abraços e muito bom o Artigo Sucesso