O desafio dos líderes de TI: inovar ou manter a operação?

A CIO publicou recentemente uma pesquisa com mais de 680 líderes de TI de grandes empresas com o objetivo de entender o novo papel destes líderes e suas respectivas agendas para 2019.

Meu foco neste artigo será exclusivamente para o slide abaixo, particularmente no item que fala que 80% dos líderes de TI informaram que consideram desafiador o balanceamento adequado entre inovação e manutenção da operação de TI (infraestrutura e sistemas).

Bom, não irei contestar aqui a importância de transformar o Departamento de TI em um centro de inovação digital, trabalhando em conjunto com as outras áreas de negócio não apenas com a função de suporte, mas também com a função de identificar novas tecnologias e processos que ajudem a empresa a atingir seus objetivos financeiros e de crescimento.

Minha preocupação é que os líderes de TI comecem a focar demais em inovação e, consequentemente, comecem a marginalizar a manutenção da operação de TI.

O importante a lembrar aqui é que os altos executivos, seus pares e a comunidade de usuários deseja apenas uma coisa: zero problemas com a infraestrutura de TI.

Eu sei o que você está pensando. É realmente uma expectativa irreal, mas esta é a mais profunda verdade a respeito da manutenção da infraestrutura provida pelo Departamento de TI. Falhas neste quesito afetarão sua credibilidade como líder de TI.

Outro ponto importante é o investimento que já foi feito em infraestrutura. Me lembro de ter lido em uma revista especializada que aproximadamente 80% do budget de TI é alocado para manutenção da infraestrutura e isto corresponde à minha experiência pessoal. É um valor muito significativo e deve ser gerenciado apropriadamente e, portanto, não deve ser marginalizado. Falhas neste quesito também afetarão sua credibilidade como líder.

Mas, e o balanceamento?

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Eu sei que o budget de TI é limitado e, consequentemente, você deve pensar bem onde deve investir de forma mais substancial seu precioso tempo e seus escassos recursos financeiros (inovação x manutenção da operação). Faça um estudo sobre o ROI em cada área onde seu budget pode ser investido. O único problema aqui é que o ROI não pode ser calculado para uma boa parte dos gastos com a operação de TI já que seus benefícios são intangíveis. Neste momento, você deve exercer seu bom senso e visão de longo prazo.

Um último conselho: não aceite a afirmação de que a infraestrutura de TI é considerada como não-estratégica. Acho até que poderia ser considerada desta forma caso a mesma esteja operando sem falhas. Se este não é o caso, então subitamente ela se torna um item estratégico crítico.

Qual sua opinião sobre o assunto? Vamos discutir? Deixe seu comentário abaixo 🙂

SERGIO SANCHEZ

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Executivo Sênior de TI com +30 anos de experiência em empresas de grande porte (Halliburton, Accenture, Brahma, Grupo H. Dantas, Novartis, Nestlé, Aspen Pharma), atuando como Gerente de Projetos, Gerente de TI e CIO / Diretor de TI.


4 Comentários

Cláudio F. Oliveira
1

No dia-a-dia o líder de TI que deixa de lado o papel da infraestrutura comete um erro gravíssimo, considerando que todos os serviços funcionam a partir desta mesma infraestrutura. Acredito que o melhor caminho seja a busca pelo equilíbrio, onde todas as áreas (gestão, governança e infraestrutura) consigam alinhar a manutenção dos serviços já existentes com a busca e implementação por novas soluções que atendam as necessidades das instituições.

SERGIO SANCHEZ
2

Cláudio, obrigado pelo comentário. Você está correto. Não se pode descuidar do que já está em produção (sistemas, infra, etc) durante a implementação de novas soluções.

Eder
4

infelizmente muitos dos CIO ou gerente de Ti não querem colocar inovação no dia-a-dia de uma empresa, trabalho em um empresa de coleta seletiva porém o que mais falta é inovação e melhorar a infraestrutura..
abraços e muito bom o Artigo Sucesso

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