Em um reunião com parceiros/clientes na última semana, eu descrevia os números do e-commerce para 2011, toda entusiasmada; exaltando o avanço do pequeno e médio empreendedor quando me interromperam com uma frase que me fez pensar e que agora divido com vocês:
“Temos que tomar cuidado para que o e-commerce 2011 não se transforme na Máquina de Estampar Camisetas de 2003!!!”
Em principio eu não entendi, mas voltando ao fervor da conversa, o que estávamos descrevendo é a migração rápida das pessoas que estão sem emprego para o sonho de “ter uma loja virtual”, “Ser seu próprio patrão” ( confesso que é a parte mais tentadora).
Em 2003, o slogan das Máquinas de Estampar Camisetas era: “Tenha uma renda enquanto esta desempregado”; “Seja seu proprio patrão”; “Ganhe até 10 salários trabalhando em casa”. Hoje essas mesmas máquinas lotam os sites de leilão por menos da metade do que valiam…
Eu não quero isso para o e-commerce!
Nós aqui na e-Vision, que tratamos diretamente com o pequeno e médio empreendedor, temos sempre o cuidado de orientar as pessoas para 3 coisas simples:
- Loja Virtual não é quebra-galho; Você não consegue administrá-la nas horas livre (a não ser que queira ser um camelô virtual), ela não vai te deixar rico em 4 semanas e você que deixou seu emprego por trabalhar como um camêlo agora irá trabalhar como um burro de carga…
- Não existe nada de graça! Plataformas de graça, técnicas mirabolantes para vender milhões sem fazer nada, enriqueça com seu blog (por favor, esse é demais). NÃO EXISTEM FÓRMULAS MÁGICAS!
- Se vai fazer, faça direito! Estude, informe-se! É possível montar uma boa loja virtual de baixo custo? SIM é possível. Mas faça direito, faça um plano de negócios (para não ficar no meio do caminho), aprenda, leia muito. Entenda que o cliente de loja virtual está no ambiente virtual, aprenda a anunciar, aprenda sobre banners, aprenda sobre email marketing, aprenda sobre Plano de Afiliados, aprenda… aprenda… e aprenda.
Nós não queremos que sua Loja Virtual seja a Máquina de Estampar Camisetas! Nós queremos que ela seja a loja que vende as camisetas! E que venda por muitos anos…
Não encare o e-commerce com um quebra galho, você vai se decepcionar. Se estiver disposto a encarar um projeto desafiador, diferente e que pode sim ter bons rendimentos e baixo custo estaremos por aqui para ajudá-lo!
E sigam-nos os Bons!!!