Atualmente muito tem se falado de Infraestrutura ágil, ou cultura DevOps aplicada à Infra, mas o que é isso e como se aplica à sua vida como administrador de sistemas ou na manutenção de seus servidores de TI? É o que pretendo mostrar nesse artigo.
De onde surgiu a ideia da infraestrutura Ágil?
Tenho que dizer que DevOps é bem mais que infraestrutura Ágil. DevOps é uma cultura que leva em consideração uma forte integração entre a área de desenvolvimento e a infraestrutura para acelerar os processos de mudanças a fim de atender o negócio de maneira ágil.
Em geral, as aplicações são todas desenvolvidas seguindo o fluxo: Braimstorm da ideia original que os clientes passavam, Reuniões para corrigir ou se adaptar um ponto e outro, Meses de desenvolvimento e testes e finalmente a sua ida para a produção, com correções pontuais dentro de janelas acordadas com o negócio, geralmente seguindo o padrão da ITIL e normalmente uma vez por semana.
Não sei se você percebe que isso engessa as atualizações dos sistemas e gera um estresse danado toda vez que vem uma demanda do negócio “urgente” que precisa estar no ar o mais rápido possível. É o caos, gente correndo pra todo o lado para colocar o sistema de pé e o fluxo todo do processo indo pro espaço.
Até que os Devs resolveram começar a trabalhar uma forma bem mais ágil de entrega de sistemas, que são pequenas adaptações feitas em pequenos pacotes. Essas pequenas alterações passaram a ser feitas sem se derrubar o sistema principal ou ter que acordar janelas pré-definidas com o negócio, tornando tudo modular e adaptável as mudanças que o mercado exige.
E a infraestrutura foi ficando pra trás, ainda com dificuldades de se inovar, porque se você, assim como eu, trabalha com infra, tudo o que você queria era que ninguém ficasse mexendo em seus servidores de produção. Isso é um paradigma de SysAdmins, a gente odeia que mexam em nossos “bebês”. E se estão funcionando, pra quê ficar toda hora fuçando?
Só que surgiu um novo paradigma, que é a infra ágil. Ou seja, as alterações em infra precisavam seguir o mesmo fluxo que o de desenvolvimento para garantir entregas rápidas e com qualidade dos produtos do negócio, e isso tem revolucionado muitas empresas por aí.
Casos reais de DevOps – para não ficar só na teoria
Um exemplo de uso de Infra Ágil para que você entenda melhor o conceito:
Por que não automatizar os processos de publicação do DNS, Apache e Ngnix? Veja bem, Infra ágil não se trata apenas de automatizações, mas de tornar a Infraestrutura uma coisa menos burocrática, com menos retrabalho e mais alinhada com o negócio. Assim você pode fazer as configurações do site como os desenvolvedores fazem com os sistemas. Pegue a configuração do apache, do DNS e do Ngnix, versione em um GIT, por exemplo, e automatize seu “deploy” e testes nos servidores com um gerenciador de configurações e, caso os testes automatizados funcionem, já coloque em produção sem ter que acessar servidor nenhum, tudo por meio de ferramentas, até o nível em que as versões das aplicações consigam sair em conjunto com as versões das configurações da infra. Todos trabalhando em conjunto com o negócio.
Você pode chegar a diminuir o tempo de entrega de dias para poucos minutos e deixar sua empresa muito mais ágil e dinâmica.
Mas como podemos implantar Infra Ágil?
A pergunta que não quer calar é: como fazer para SysAdmins, que são mal acostumados com a infraestrutura “intocável” e engessada, mudarem para trabalhar com infra Ágil?
Não adianta adotar apenas ferramentas e não “combinar com os gregos”. A ideia do DevOps é uma cultura, e isso é o primeiro passo.
Ao invés de trabalhar com equipes de Devs que falam com Gerentes de Devs, e equipes de Infra que falam com Gerentes de Infra, e os Gerentes depois combinam o jogo e passam os planos para as equipes, o primeiro passo é juntar as equipes de forma que Devs falem com Infra e cada um sinta a “dor” do outro, para que ocorra uma Empatia. Inclusive, esse é o ingrediente mais falado na cultura DevOps. Deixe os gerentes apenas coordenando as equipes e mantendo o foco no alvo do negócio, entendendo e traduzindo suas demandas.
Enfim, esse assunto é bem extenso e minha ideia era trazer uma pincelada do que seria Infraestrutura Ágil e a cultura DevOps, pois tenho pensando muito nisso e em me especializar nessa área, pois tenho gostado muito dessa cultura e todas suas contribuições para o mundo de TI.
Para quem quer se especializar, deixo abaixo algumas ferramentas usadas para auxiliar na Infra Ágil. Em breve tratei mais detalhes sobre elas:
- Git – Versionar suas configurações – git-scm.com/
- Docker – Usado para criar containers de máquinas virtuais dentro de SO’s hospedeiros – www.docker.com/
- Jenkins – Usado para automatizar Jobs e serviços repetitivos – jenkins.io/
- Puppet – Usado para gerenciar configurações centralizadas – puppet.com/
Caso queira complementar o assunto, por favor, deixe seu comentário abaixo. Até o próximo!
1 Comentários
Prezado, Franklin
Gostaria auxílio na elaboração de um projeto de implantação de automação dos processos e rotinas de Data Center para um dos ambientes de Redes, Armazenamento ou Servidores.
Obrigado,
Ramon