Você sabe qual é a rotina de trabalho de um scrum Master?
Observando o time de Scrum (Scrum Master, Product Owner, Time de Desenvolvimento), fica claro deduzir que o Time de desenvolvimento passa o dia programando e o “dono do produto”, ou Product owner, fica buscando as melhores definições para o “produto”. Mas, e o Scrum Master? É o gerente do projeto? É o mestre do Scrum? Qual é o seu papel?
O Scrum Master trabalha focado em facilitar e potencializar o trabalho do Time de Scrum, utilizando seu conhecimento de Scrum, suas habilidades em lidar com pessoas, em facilitação, em comunicação, em resolução de conflitos, entre outras. O Scrum Master ajuda o Product Owner e o Time de Desenvolvimento a serem mais eficazes na realização do seu trabalho.
Isso não é nada fácil de se fazer, resolver impedimentos, promover mudanças organizacionais, ser neutro, facilitar e moderar discussões, fazer com que todos os papéis, eventos e artefatos do Scrum sejam bem compreendidos e executados. Imagine que o notebook de um integrante do time de desenvolvimento quebre e o processo atual da empresa para conserto ou troca de notebooks leva 15 dias, o Sprint é de 2 semanas e só se passaram dois dias do Sprint atual, o que fazer? O Scrum Master vai ter que se virar para resolver isso, e quando digo que promover mudanças organizacionais é um dos seus papéis, ele vai ter que mudar este processo para que resolva o impedimento.
Como o Scrum prega times auto-organizados, pode parecer estranho que muitos times ainda precisem de um líder, e o Scrum Master exerce esta função, porém, com o propósito único de servir e liderar o time em direção a que o time lidere a si mesmo.
O Scrum Master precisa estar presente, full-time, para o Time de desenvolvimento e para o Product Owner. Estando presente o mesmo sabe na hora dos obstáculos que podem impedir o trabalho do time, e assim, pode rapidamente tomar ações para removê-los antes que ameacem a meta do Sprint. Pode também perceber erros na utilização do Scrum e ensinar a prática correta, pode prever e resolver com mais eficácia conflitos entre os componentes do Time, enfim, precisa estar pronto para servir e à disposição de todos.
Como podemos ver, a rotina diária de um Scrum Master é repleta de desafios e recheada de muito trabalho, sendo necessário usar muitas técnicas e habilidades para alcançar o objetivo final junto com o time: entregar valor ao negócio.
Viu só? Sua impressão acerca do Scrum Master já mudou, não é?
8 Comentários
Explicou de uma maneira simples, sendo ao mesmo tempo fiel ao Scrum Guide.
Parabéns
Excelente compreensão Auday!
Sou Analista desenvolvedor de Software e o ponto que destaco é que:
O Scrum Master estando sempre presente pode agir no momento em que é identificado um impedimento (Just in Time). Quando há motivação 100% da equipe, é comum querermos fazer mais do que o planejado e fica fácil perdermos o foco na história em si.
Uma das grandes características que um Scrum Master pode ter é deixar a equipe fazer seu próprio balanço entre os conceitos Fordistas(Entrega Rápida) e Toyotistas(Qualidade Total) e identificar desvios(Taylorismo). O maior desafio é não se envolver ativamente nas decisões da equipe de forma vertical com um peso maior do que outros parceiros de equipe.
Obrigado Lisa!
Eduardo, realmente é grande o desafio de um Scrum Master em não interferir nas decisões do time de desenvolvimento, principalmente se ele possui um grande background técnico.
Minha impressão mudou e acho que muitos que se acham por aí deveriam ler este artigo.
Trabalhei em uma empresa onde o scrum master ao invés de facilitador Era literalmente o complicador das coisas…so que a gerência e diretoria não enxergavam isso. Achavam o cara ótimo.
Aí está a resposta….
Pingback: Afinal de contas, o que faz um Scrum Master? | do-agile
Auday, muito bom texto, parabéns.
Muito bom te ver aplicando e divulgando aquilo que aprendemos juntos.
Grande abraço
Sou desenvolvedor de software à 12 anos e durante essa experiência vivenciei muito os processos técnicos que lidam com a máquina. Como todo a etapa da vida penso que é natural mudanças no sentido de explorar e se ser bem sucedido em uma nova área.
Ao pesquisar me identifiquei bastante com a possibilidade de ser um Scrum Master lidar com o gerenciamento do projeto e aproximar mais dos recursos humanos.
Penso em realizar essa transição gradativamente.
Alguma dica para compartilhar?
Desde já agradeço
Oi Renato, minha dica para sua transição é para que sempre deixe o time decidir a melhor solução. Como você tem um background de 12 anos como desenvolvedor é natural que em uma planning você interfira nas decisões técnicas do time, então, se segure. Se a suas experiências indicam que o time está indo por um caminho ruim, tente induzir com perguntas a escolha do melhor caminho e nunca interfira diretamente na escolha do time.
Boa sorte!