O Verdadeiro valor de TI: Como transformar TI de um Centro de Custos em um Centro de Valor e Competitividade

Olá caro leitor!

Vamos iniciar uma série de posts sobre o livro “O Verdadeiro valor de TI”. Ele é um grande estudo feito por Richard Hunter do Gartner e George Westerman do MIT com 228 executivos de TI bem-sucedidos de como eles conseguem criar valor para o negócio através da TI. De acordo com os pesquisadores a questão não é custo, mas sim comunicação.

Se você tem dificuldades em justificar os investimentos e mostrar que a TI tem valor para o negócio, e que você gestor de TI pode contribuir para os resultados do negócio (e crescer dentro da empresa), esta leitura é obrigatória. Iremos fazer um resumo dos pontos mais importantes em nossa visão. Entretanto, recomendamos fortemente que você leia o livro.

Pegando a (longa) estrada para o Valor de TI

Você já se deparou com as afirmações abaixo?

  • Estamos gastando muito com TI
  • TI é um buraco negro
  • TI não foca no cliente
  • Deveríamos terceirizar?
  • Nosso executivo de TI fala língua estrangeira

Muitas vezes o problema não é o valor (benefício) produzido, mas sim como é comunicado para a empresa. É de responsabilidade da TI produzir e comunicar este valor. Portanto gestor de TI, este é um “problema” seu, mas fique tranqüilo que você pode resolvê-lo. Não é fácil, mas é possível. A primeira grande mudança é que o valor de TI “não é sobre TI, é sobre os resultados da empresa e o desempenho dos negócios”. O paradigma a ser quebrado é que os investimentos em TI precisa produzir um melhor retorno dos investimentos para o negócio.

Os líderes de TI bem-sucedidos comunicam valor de uma maneira específica e em uma ordem específica. A pesquisa mostra que as áreas de TI passam por um processo similar de transformação:

  1. Mudar seu pensamento para evitar as armadilhas de valor: Evitar as práticas que parecem ajudar, mas na verdade evitam que TI produza e comunique o valor.
  2. Mostrar que TI proporciona valor pelo dinheiro: É necessário que a TI mostre que está oferecendo serviços certos, com a qualidade cerca e preço competitivo.
  3. Mostrar como a TI melhora o desempenho comercial: Fazer a conexão entre os investimentos em TI e o melhor desempenho dos negócios.
  4. Mostre que seu valor vai além de TI: O executivo de TI trabalha como “colega” da equipe executiva, proporcionando valor além da TI.

Este foi apenas um aperitivo do que virá pela frente. Fique atento para acompanhar a continuidade desta discussão. No próximo post iremos falar sobre como evitar as armadilhas de valor.

O que você achou deste primeiro post? Você tem dificuldades em comunicar o valor de TI? Deixe seus comentários.

Emerson Dorow

Mais artigos deste autor »

Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


5 Comentários

Leonardo Fialho
1

Acho muito válido o artigo pois hoje em dia nas empresas o setor de TI é visto como gasto desnecessário mas quando na verdade é não pe um custo para empresa mas sim um investimento em capacitação e serviços, e infelizmente toda a equipe de TI tem uma certa dificuldade em mostrar o seu valor, e as vezes só fica claro o valor e a falta que a TI faz em uma empresa quando ela não existe mais. Fico no aguardo dos novos artigos para que venhamos a ser instruídos para reverlar-mos o nosso valor dentro de um ambiente corporativo que está indiretamente fora da nossa área de atuação.

@RaphaelPiltz
3

Post excelente, Emerson Dorow.
Estou iniciando os meus estudos em CobiT 4.1 e estou com grande dificuldade em agregar valor a informação, por que a diretoria quer como se diz no dito popular “tirar leite de pedra”. Estou convencido que o CobiT é para todas as empresas mas nem todas as empresas são para o Cobit.

Edney
4

O assunto abordado é de extrema importancia. A TI realmente cria valor, uma demonstração disso é que já vem migrando, em algumas empresas, de Tecnologia da Informação para IS Information Solutions. Essa alteraçao de nomenclatura já é uma forma de descaracterizar a TI antiga que era provedora de recursos para uma nova estrutura que fornece soluções para o negócio como um todo.
A comunicação desse novo estado da TI merece um tratamento realmente especial, ficarei atento para os novos artigos e espero que o tema seja abordado mais profundamente, na prática, no dia-a-dia do gestor e da sua equipe.
Abraços

Emerson Dorow
5

Olá!
A TI gera valor (resultados) para o negócio através da tecnologia. Deixar de investir em TI pode ser um grande erro dependendo do caso, pois algumas ações de TI poderiam trazer mais lucro ou menos despesas.
A grande questão é como comunicar o valor (lê-se resultados esperados/obtidos) para o negócio. Quem conseguir fazer isto estará muito bem na foto.
Abs,
Emerson Dorow

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!