Como a tecnologia da informação se torna cada vez mais integrado com os negócios, as habilidades comportamentais “softskills” têm sido cada vez mais necessários para a maioria dos profissionais de TI. Já se foram os dias em que o pessoal de TI estava sentado atrás de um computador em uma sala fechada sem a necessidade de interagir com os outros. Se você é um profissional de tecnologia de hoje, você deve ser capaz de trabalhar com os seus colegas de trabalho e falar em termos que eles entendam.
Este não é um requisito apenas para os de nível gerencial ou sênior dos profissionais de TI. Mesmo os desenvolvedores, programadores, administradores de sistema, técnicos de suporte estão sendo chamados a trabalhar lado a lado com pessoas não-técnicas nas unidades de negócios.
Quer saber o que você precisa para ser bem sucedido? Estas são as cinco competências que as empresas querem de seus profissionais de TI agora:
Habilidades de Colaboração
Como eu disse, as empresas não estão travando seu pessoal de TI em um armário mais. Você está integrado com todas as partes do negócio atualmente. Isso significa que você tem que ser capaz de trabalhar em uma equipe. Você precisa ser capaz de fazer parceria com os seus colegas de trabalho, ouvindo suas necessidades e preocupações e compartilhar informação de tecnologia com termos mais fáceis de compreender para a área de negócios para assim desenvolver um projeto que oferece valor real à empresa. Você tem que atuar com respeito e humildade para não intimidar os pares não-técnicos.
Habilidades de Comunicação
Isto vai junto com habilidades de colaboração. Você precisa ser capaz de falar e escrever de forma articulada e de uma forma que as pessoas que não são de TI possam entender. Hoje o pessoal de TI, em todos os níveis, estão sendo solicitados a explicar e vender projetos de tecnologia para os líderes de negócios, então você precisa saber como identificar os problemas e esclarecer como a tecnologia pode resolver esses problemas para o “benefício do negócio”. Você também será solicitado a documentar procedimentos e definir os requerimentos do projeto.
Habilidades para Resolver Problemas
As empresas já não trabalham com a tecnologia somente para ter uma TI sem nenhuma relação com negócios. Como profissional de TI, hoje você está lá para apoiar o negócio. Isso significa usar a tecnologia para resolver problemas da empresa. Como tal, você precisa saber como identificar um problema e trabalhar com outros para chegar a uma solução.
Habilidades de Organização
Se você é como a maioria dos profissionais de TI, você já está fazendo malabarismos com várias atribuições. Você tem suas tarefas do dia-a-dia de manutenção, tarefas de resolução de problemas e seu trabalho baseado em projetos como novas implementações e atualizações. Embora nem todo mundo precisa ser um gerente de projeto treinado, esses tipos de habilidades organizacionais e de gestão são obrigatórias ao longo da carreira em TI. Você precisa ser capaz de gerenciar com sucesso as suas muitas atribuições e todas as metas e prazos que lhe são inerentes.
Habilidades de Atendimento ao cliente (Customer Experience)
Como eu disse, se existe TI é para suportar o negócio. Sua atitude tem que refletir essa perspectiva, mesmo se você não está no help desk. Você tem que ter energia positiva e uma vontade de ajudar internamente os colaboradores, áreas pares, os clientes externos, ou em qualquer lugar que você sabe que é necessário, independentemente da posição que você mantenha na organização de TI.
Certamente, a maior parte das habilidades necessárias para trabalhar em TI hoje ainda estão na esfera técnica. Mas, se você quiser ser contratado, ser referência e fazer a diferença, você tem que romper com a mentalidade de que os “softskills” não importam. Os principais candidatos são capazes de somar uma experiência técnica com esses atributos pessoais que as empresas estão pedindo. Qualquer pessoa em TI que ainda acredita que não precisa de nenhuma habilidade comportamental pode ser esquecido em sua posição e continuar estagnado na carreira.
2 Comentários
Pingback: OS 5 PRINCIPAIS “SOFT SKILLS” QUE AS EMPRESAS QUEREM DOS PROFISSIONAIS DE TI
Excelente matéria!
É a realidade que estamos vivendo e já faço uso dos 5 principais Soft Skills há bastante tempo, pois foi assim que alavanquei a minha carreira profissional em TI.
Parabéns Claudio Endo pelo artigo.