Todos que lêem meus artigos, trabalham ou conversam comigo sobre Internet no Brasil sabem que eu a considero como uma criança que tem muita força, muita capacidade de evolução mas, que justamente por não estar amadurecida, é que todas as possibilidades não foram observadas e testadas. Alguns clientes me perguntam o porque que agora é a hora de entrar na Web, a minha resposta é simples – Porque simplesmente esse é o momento que todos são iguais até chegar ao ponto de encontrar uma forma de diversificar-se, ai cria-se o diferencial, e logo, o case de sucesso, e por conseqüência disso o posicionamento de destaque no mercado.
A melhor arma na Web não é o Marketing Digital, não é um investimento gigantesco e tão pouco o enorme número de seguidores em uma determinada rede social, é sim a capacidade de entender que estamos em um processo de amadurecimento e nesse processo alguns aproveitam para amadurecer junto com o processo (ajudam no amadurecimento) e outros se deixam amadurecer por ele, ou seja, uns criam e outros copiam, os que criam são em sua grande maioria os líderes de mercado, pois tornam-se case de sucesso e ganham visibilidade, já os que copiam tentam seguir os passos dos que criam e muitas vezes por não contar com a capacidade de entender esse mercado acabam se perdendo no caminho. Eis o motivo do porque que muitas lojas virtuais iniciam e fecham suas operações em tão pouco tempo, essas não conseguem compreender a necessidade de se destacar por entregar ao mercado algo novo, não necessariamente algo extraordinário, mas apenas algo que faça a diferença entre uns e outros, esse é o processo de amadurecimento, o que na verdade se iguala ao processo de separar joio do trigo.
Um dos segredos para poder inovar é entender a tendências do mercado Web. Quando falamos em tendências podemos lembrar, por exemplo, do Mobile Marketing, esse é o mais cortejado meio de Marketing do momento. Está sendo criada uma grande expectativa em volta desse novo ‘filão’, já que os números são absurdamente favoráveis a isso e não param de crescer. Porém, existe uma grande discussão de como aproveitar essa nova ferramenta para divulgar sua marca, seu produto ou seu negócio… Alguns já estão inovando e tornando-se case, outros estão querendo entrar imitando os primeiros e outros com medo de entrar por não identificar um motivo correto para tal feito.
No caso dos primeiros estão aproveitando o mercado e essa nova ferramenta, no caso dos copiadores, esses estão apenas se mostrando neste novo ‘filão’ de mercado, só que estão perdendo a grande oportunidade de ter um diferencial – é muito mais fácil ser diferente no meio de poucos do que no meio de muitos, então, aproveite as tendências e inove com consciência a cada oportunidade já que inicio de tecnologia ou tendência de mercado sempre tem-se um preconceito, isso faz com que poucos iniciem logo quando a tendência quer virar moda e esses tem todas as oportunidades de facilmente inovar, os que tem medo ou estão com dúvidas quanto as oportunidades oferecidas pela Internet em dispositivos móveis estão inicialmente se posicionando de forma correta, ou seja, se está com dúvidas não vá para a batalha, espere sanar essas dúvidas, crie um planejamento antecipadamente e dai sim entre e lute para morder uma boa fatia desse mercado, mas não esqueça que não deve demorar muito, se você quer aproveitar tendências que crê que terá sucesso no mercado então trabalhe para estar pronto para inovar dentro da inovação no momento certo, se passar do ponto você perderá muito além de apenas tempo.
Para alguns os investimentos requeridos para aproveitar o inicio de um novo mercado pode ser fora de cogitação, para outros nem tanto e para tantos outros – pouco, “talvez apenas mais uma investida em oportunidades de mercado”, porém todos devem criar maneiras criativas para participar dessas tendências.
Aproveite, o mercado traz para nós coisas novas toda hora, e uma maioria esmagadora deixa passar as oportunidades.
Eu apenas citei um exemplo de tendência o Mobile-Marketing, o que ao meu ver não é mais um tendência, é uma realidade no mercado. Os números são muito favoráveis e existe um campo muito vasto e aberto para inovar, então, fica aqui uma dica: estude sobre mobile-marketing e tantas outras tendências, busque informações de mercado, percentuais de crescimento por trimestre, busque cases de sucesso não para copiar, mas sim para ver se essa empresa é similar a sua, se existe a possibilidade de melhorar o que foi feito ou fazer algo totalmente diferenciado.
Até a próxima.
Criticas e sugestões de temas – [email protected] – Aproveite e leia os outros artigos da série – Os segredos das grandes realizações na web.