Percival Henriques, Presidente da ANID – Associação Nacional Para Inclusão Digital, cuja sede fica em João Pessoa, será recebido em Brasília pelo Presidente Lula nesta terça-feira. Em pauta a Inclusão Digital no Brasil.
Segundo José Luiz Maio de Aquino, Coordenador do Programa de Inclusão Digital do Governo Federal “o Governo está formulando diretrizes a fim de lançar em breve o Programa Nacional de Banda Larga“. As principais diretrizes concebidas que estão sendo trabalhadas são os aspectos regulatórios, normativos e tributários, destinados a reduzir o preço e aumentar a cobertura e a capacidade do acesso à Banda Larga. Sintetizando, o foco é tornar a Banda Larga acessível ao maior número de brasileiros, especialmente aqueles cidadãos com as menores condições econômicas e nos mais distantes locais, onde este tipo de acesso, quando existe, não permite a utilização pela maioria da população. Neste sentido é importante que o Presidente Lula converse com representantes da sociedade civil, notadamente aqueles que detêm conhecimento sobre o assunto e possam colaborar com sugestões.
Para Percival Henriques, esta é uma ótima oportunidade para apresentar o trabalho que vem sendo realizado pela ANID. “Vemos na atitude do Presidente Lula a confirmação de um governo democrático que, ao ouvir a sociedade, dá a todos a condição de participar lado a lado da luta contra a exclusão digital e social.”
Presente em 23 estados e 1600 municípios brasileiros, a ANID, uma organização sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo promover a inclusão digital no Brasil, através da participação de voluntários, do apoio às micro e pequenas empresas de base tecnológica, suas ligações com a comunidade e seus arranjos produtivos locais.
Com base na economia solidária, a ANID criou uma infra estrutura comum, tanto na construção e disseminação do conhecimento técnico e da gestão, quanto no apoio material, a exemplo das estruturas cooperadas de transporte de dados, banda IP, construção de torres de telecomunicações, entre outros projetos que resgatam a viabilidade econômica principalmente das empresas menores e mais afastadas dos grandes centros.
A ANID se consolida como um das principais organizações de apoio à micro e pequena empresa de base tecnológica e no Brasil .
Assessoria de Imprensa da ANID