O que é VoIP?
É a tecnologia que unifica dois mundos – telefonia e dados – numa só rede convergente, onde o tráfego telefônico é levado para as redes de dados (convergência é utilizar o mesmo meio de transmissão para transmissão de mais de um tipo de fluxo de informação).
Comutação por pacotes é uma técnica na qual os dados a serem transferidos são divididos em uma sucessão de segmentos que fluem por uma rede na qual os circuitos são comuns a todos os dispositivos conectados.
O VoIP foi visto como um inimigo pelas companhias telefônicas porque as chamadas de longa distância poderiam diminuir.
As vantagens do VoiP são: diminuição de custos e facilidade na manutenção da rede, que trafega dados e voz na mesma infra-estrutura.
Como funciona o VoIP?
O sistema captura a voz transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados, que podem ser enviados por qualquer rede TCP/IP (Transport Control Protocol/Internet Protocol)
Quais os protocolos mais comuns de mercado? O RTP, que organiza os dados, de forma que seja possível a transmissão dos pacotes em tempo real e o RTCP, responsável pela compressão dos pacotes dos dados e pelo monitoramento destes.
Os codecs são protocolos extras que adicionam funcionalidades e maior qualidade à comunicação. O que os diferencia são os algoritmos usados, a média de atraso e principalmente a qualidade da voz.
Telefonia IP é o uso de aparelhos telefônicos específicos que utiliza efetivamente as redes computacionais.
A segurança no VoIP é importante, pois tendo-se acesso a um segmento de rede por onde o tráfego de voz é transmitido, seria possível capturar os pacotes e ter acesso à conversação realizada.
Os serviços mais comuns de Voip do mercado são a integração de sistemas de VoIP com a rede pública de telefonia e diversos tipos de funcionalidades de PABX, sistemas de comunicação interna e entre escritórios.
Com as companhias telefônicas adotando protocolos da Internet, a união dos telefones com televisões, computadores e quaisquer outros dispositivos digitais se tornará mais fácil.
Por que as operadoras ainda não oferecem serviços de VoIP para todo o mercado?
Porque elas ainda não conseguem conciliar a estrutura da telefonia convencional com a tecnologia de voz sobre IP, o que significa ria mais gastos para as companhias.
Qual é a melhor solução para o mercado corporativo de VoIP?
Os equipamentos mais adequados ao ambiente de trabalho são os gateways, capazes de serem conectados diretamente ao PABX.
Um exemplo de convergência é: um aparelho que atua como um telefone fixo em casa e quando o usuário sair e fizer uma ligação, ele tentará achar um hotspot, uma rede Wi-Fi de grande potência para se conectar à Internet e falar VoIP.
Por que a rede Wi-Fi está sujeita a interferências?
Porque as freqüências utilizadas hoje pelos equipamentos Wi-Fi são as de banda 2,4GHz e 5GHz, sendo a primeira uma banda já utilizada por muitos equipamentos, como telefones sem fio e microondas.
Quem pode explorar a tecnologia VoIP?
As operadoras de TV a cabo podem vislumbrar grandes oportunidades em serviços de VoIP, por sua capacidade de banda e capilaridade.
Com a proliferação de sistemas proprietários de baixo custo, principalmente de PABX IP, qualquer empresa que tenha duas unidades conectadas à Internet pode investir nesses equipamentos e experimentar reduções expressivas de custos de telefonia, mesmo com a possível queda de qualidade.
Quais os tipos de comunicação de Voz sobre IP?
PC a PC, telefone a telefone e PC a telefone.
Qual é a brecha existente na lei para que a Voz sobre IP seja utilizada por provedores de acesso a Internet?
Como a VoIP é considerada também um serviço de valor agregado, então pode ser embutida como um serviço adicional ao de conexão dos provedores de internet, sem a caracterização principal dos serviços de voz.
Qual será o impacto do amadurecimento da Internet e de seus protocolos de comunicação?
As aplicações de voz deixarão de ser uma curiosidade com qualidade sofrível para transformarem-se em uma grande oportunidade de negócios.
Quais as opções das empresas de telefonia em relação a VoIP?
Adotar o VoIP em sua infra-estrutura e passar a cobrar menos pelo serviço de telefonia, sendo mais competitivas, além de oferecer o VoIP diretamente.
Quais são os dois fatores mais característicos do modelo de negócios de serviços de telecomunicações no ambiente atual?
A disponibilidade de conteúdos digitais e a transmissão rápida para os usuários.
E, para isso, é preciso vencer os diversos desafios que a tecnologia VoIP enfrenta para passar do estágio atual de adoção para uma escala de mercado maior, como a confiabilidade das soluções convergentes, segurança, custos compatíveis, suporte técnico dos fabricantes e dos canais de comercialização e qualidade de serviço na rede.
Você tem alguma pergunta? Deixe seu comentário!