Antes de iniciar no conteúdo, uma pergunta… Ainda não conhece ou não utiliza o GLPI? Confira aqui um artigo detalhado apresentando os principais recursos da ferramenta.
O catálogo oficial de plugins para GLPI está disponível no link plugins.glpi-project.org/. Lá podemos encontrar várias opções, tais como: plugins de integração, ações automáticas, mudança de fluxo, catálogo de serviços, inventário de ativos, indicadores e relatórios, importação de dados, etc.
Hoje vou apresentar alguns plugins que costumo implantar em clientes e que aprimoram bastante a experiência com o GLPI. Vamos às sugestões!
1. Formcreator
plugins.glpi-project.org/#/plugin/formcreator
Aqui o foco é no catálogo de serviços. Não é novidade que um bom catálogo é fundamental. Caso queira conhecer o conceito ou refrescar a memória, nesse artigo explico detalhadamente o que é e por que devemos criar um catálogo de serviços.
Nativamente, o catálogo do GLPI é uma simples lista de categorias que pode ser vinculada a modelos de chamados, grupos, pessoas e base de conhecimento. É bom, mas ainda carece de diversos recursos relevantes para um catálogo eficiente. Com o Formcreator, mantido pela Teclib (mantenedora do GLPI), é possível evoluir nosso catálogo ao trazer recursos como:
- Formulário interativo: perguntas podem ser feitas ao usuário interativamente, sendo que o formulário é demonstrado conforme as respostas selecionadas;
- Fluxo de aprovação: pode-se configurar para que um chamado só seja aberto caso haja uma aprovação prévia, do contrário, o chamado nem atinge as filas;
- Catálogo com permissionamento: os serviços podem ser restringidos por perfil. Cada perfil irá visualizar somente os serviços nos quais possuem permissão;
- Serviços com diversos atributos: a partir do serviço selecionado, pode-se atribuir automaticamente um requerente, observador, técnico, categoria, urgência, grupos, entidade, localização, etc;
- Relacionamento entre chamados: pode-se configurar para que quando determinado serviço seja acionado, 2 ou mais chamados sejam abertos e vinculados uns aos outros automaticamente;
Como fica no sistema:
Quer mais detalhes? Confere este artigo focado no Formcreator (tem até passo a passo).
2. News
plugins.glpi-project.org/#/plugin/news
Recurso que pluga um painel de avisos ao seu GLPI, possibilitando você entregar avisos aos usuários na tela de login ou dentro do próprio chamado. É um plugin bastante útil. Seguem alguns dos recursos:
- Programar um aviso para ser demonstrado somente em determinada data e hora;
- Incluir links, imagens, tabelas e listas no aviso;
- Direcionar o aviso para um grupo de usuários específicos, por exemplo:
- Avisar somente ao RH que o sistema de folha de pagamento sofrerá manutenção;
- Avisar a todos os usuários que a internet está lenta mas a TI já está tratando;
- Avisar somente aos gestores da empresa que o prazo para solicitar novos computadores encerra em 15 dias; etc.
Na prática o aviso será demonstrado conforme abaixo:
3. Behaviors
plugins.glpi-project.org/#/plugin/behaviors
Como o nome sugere, o Behavior acrescenta comportamentos que podem ser úteis ao nosso GLPI. Podemos habilitar somente o que nos é pertinente e o plugin se encarregará de tomar a ação automaticamente. Algumas das principais automações possíveis são:
- Atribuir os grupos dos requerentes e dos técnicos automaticamente em um chamado;
- Padronizar o ID do chamado com uma máscara de data. Exemplo:
– 2019000001 (Y000001)
– 2019110001 (Ym00001)
– 2019112601 (Ymd0001)
– 1926110001 (ymd0001); - Tornar obrigatório que:
– Todo chamado possua um requerente;
– Os campos categoria, localização, duração, dentre outros sejam informados;
– O tipo e descrição da solução sejam preenchidos;
– Haja um técnico atribuído antes do fechamento de um chamado;
– Bloquear a solução de um chamado caso existam tarefas a fazer; etc.
4. Data Injection
plugins.glpi-project.org/#/plugin/datainjection
Muito útil durante novas implementações, o Data Injection permite a inserção de dados em massa a partir de arquivos CSV. Imagine que sua empresa possua 50 áreas diferentes, além de 200 categorias de chamados pré-definidas e 150 tipos de solução previstos na antiga ferramenta de chamados. Não é necessário criar cada item manualmente, pois este plugin permite a importação garantindo que toda a integridade da aplicação e do banco será mantida.
5. Imprimir em PDF
plugins.glpi-project.org/#/plugin/pdf
Simples plugin que permite a impressão de itens em PDF. Ao imprimir um chamado, por exemplo, você pode selecionar quais abas deseja inserir no arquivo PDF.
6. Etiquetas (Tag)
plugins.glpi-project.org/#/plugin/tag
Com o plugin Tag podemos criar etiquetas que podem ser vinculadas a basicamente qualquer item dentro do GLPI. Os principais pontos positivos são:
- Flexibilidade na criação de qualquer etiqueta;
- Flexibilidade na escolha das cores;
- Possibilidade de vincular uma ou mais etiquetas a um mesmo item;
- Possibilidade de utilizar o filtro nativo do GLPI para pesquisar por itens associados a determinada etiqueta.
7. Fusion Inventory
plugins.glpi-project.org/#/plugin/fusioninventory
O Fusion Inventory é a solução que realiza o inventário automático e preenche a base de dados do CMDB do GLPI (ativos). Através de agentes, o Fusion é capaz de coletar informações como: número de série, softwares instalados, monitores, impressoras, processador, HD, RAM, Placas, usuário e muito mais. Ou seja, não é preciso cadastrar tudo manualmente, pois o Fusion coleta dados de uma grande variedade de equipamentos, desde que respondam via rede. Além do inventário, o Fusion também possui recursos como:
- Implantação de pacotes pela rede;
- Wake on lan;
- Descoberta SNMP; etc.
8. Satisfaction
plugins.glpi-project.org/#/plugin/satisfaction
Este plugin permite enriquecer a pesquisa de satisfação nativa do GLPI. Com ele, é possível incluir perguntas na pesquisa e controlar as respostas fornecidas pelo usuário. Três opções de perguntas estão disponíveis:
- Sim/Não
- Quantidade de estrelas
- Texto livre
9. Actual Time
plugins.glpi-project.org/#/plugin/ActualTime
Costuma utilizar as tarefas do GLPI? Então quero lhe apresentar um plugin que permite aos usuários “startar” e “stopar” uma tarefa. Com isso, tem-se o tempo real de execução. Com este plugin é possível:
- Garantir que somente o usuário atribuído à tarefa pode starta-la e stopa-la;
- Garantir que um usuário só possua uma tarefa em andamento, não podendo iniciar outra simultaneamente a menos que ele stope a em andamento;
- Garantir que o tempo de execução sempre retome a contabilização a partir de onde parou.
10. Capacidade x Demanda
Já imaginou poder mensurar e controlar a quantidade de serviços que cada usuário final pode demandar? A premissa do plugin é a seguinte: a capacidade de trabalho é finita, logo, a entrada de demandas também deveria ser. Quando não é, a consequência é o acúmulo de demandas “paradas” no backlog. Os usuários finais estariam limitados a demandarem serviços somente até o máximo de minha capacidade de atendimento, ou seja, se a equipe tem a capacidade de atender, digamos, 1000 horas por mês, os usuários estariam limitados a demandar no máximo essa quantidade. Na prática funciona assim:
Cada usuário faz parte de um grupo e cada grupo possui um limite horas que pode consumir mensalmente;
A cada serviço demandado, o valor pré-configurado daquele serviço será debitado do saldo do grupo demandante;
Quando o saldo esgotar, o grupo fica impossibilitado de demandar novos serviços;
Usuários com permissão podem, se necessário, liberar mais saldo para um grupo que já esgotou o do mês ou lançar um débito devido a uma demanda não registrada via chamado;
Complementarmente, é possível configurar, se desejado, um limite de chamados que cada grupo pode registrar diariamente;
É possível transferir saldo entre grupos no decorrer do mês;
Todos os débitos, créditos, transferências e chamados abertos ficam registrados em um “Extrato” que pode ser consultado a qualquer momento
Este plugin é de minha autoria e, no momento, ainda não está disponível no catálogo oficial do GLPI. Caso haja o interesse, fique à vontade para entrar em contato comigo.
Pessoal, por hoje é só. Espero ter contribuído com as sugestões de plugins GLPI.
Vocês já utilizam algum plugin no GLPI? Quais vocês curtem mais?
11 Comentários
Boa Noite Kedson Alves,
Parabéns pelo Plugin Capacidade x Demanda, gostaria muito de utilizar seu plugin como faço para utilizar o mesmo?
Grato;
Bom dia gostei do comentário por gentileza seria possível enviar este plugin capacidade x demanda para mim obrigado.
Bom dia, @Diego e @Marcelo.
Vou publicar o plugin na comunidade em breve.
Bom dia Kedson,
Parabéns pelo Plugin Capacidade x Demanda, quando estará disponível, é possível enviar um link pra baixar o plugin ?
Boa noite, gostaria de saber como faço pra testa o plugin de sua autoria Capacidade x Demanda
Aguardo obrigado
Boa tarde !
Muito bom material parabéns, e quando tiver disponível com certeza irei utilizar o plugin desenvolvido.
atenciosamente.
Até encontrei o local onde vê os formulários , mas não identifica os pendentes à validar ? ai tem que ver todos ?
Pessoal, o plugin está publicado em sua versão beta https://github.com/kedson42/gestaohoras
Boa tarde
Gostaria de saber se tem algum plugin para abrir chamado através de um numero de referencia?
Exemplo: ao abrir o chamado o usuário informa a etiqueta de inventario e eu insiro ela no chamado e ela já informa o local e o setor e as configurações dela?
Boa Noite.
Gostaria de saber se você disponibiliza ou atua com cursos de GLPI.
Preciso de um curo prático.
Fico no aguardo.
Obrigado.
Excelente materia, alguns plugins não conhecia. PArabéns.
Gostaria muito de testar seu plugin Capacidade x Demanda, como posso usar?
Obrigado