O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) começou a licitação para contratar a empresa responsável pelos serviços de consultoria, elaboração de projeto e acompanhamento da implantação da Rede Metro-Gvix, que vai integrar com fibra óptica órgãos públicos estaduais e municipais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana.
O processo licitatório é na modalidade pregão presencial – tipo menor preço. Essa estrutura terá aproximadamente 492 pontos de acesso espalhados pelas cinco cidades da área de cobertura. A previsão é que a Metro-Gvix esteja em pleno funcionamento até o final de 2013.
O Estado e os municípios atendidos por essa Rede de alta velocidade poderão oferecer à população serviços como telemedicina, vídeo vigilância, monitoramento de condições climáticas para prevenção de desastres, gestão integrada de controle de tráfego e educação a distância em tempo real.
ES Digital
De acordo com a diretora técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, a Metro-Gvix é uma iniciativa do Programa ES Digital, que prioriza a utilização de recursos tecnológicos na administração pública estadual e a melhoria do acesso à Internet de alta velocidade para os capixabas.
A Metro-Gvix também fará parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), sendo integrada à rede nacional da Telebras e à Metro.ES/Metrovix, que possui velocidades de1 a10 gigabits por segundo e já atende a mais de 40 órgãos estaduais em Vitória.
A abertura das propostas será no próximo dia 24, apartir das 10 horas, na sede do Prodest (Avenida João Batista Parra, Enseada do Suá, Vitória). Para mais informações sobre o processo licitatório, os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prodest