Há um tempinho, fiz um post com 10 motivos para a utilização do Python. Aqui vai uma sugestão para o décimo primeiro motivo: O Python é um verdadeiro “canivete suíço”.
Além de Desktop (com Qt, GTK, TK, etc), Web, cálculos científicos, fins educacionais, etc. Podemos também desenvolver jogos com o Python. E nada melhor que usar o Pygame, popular framework Python para o desenvolvimento de jogos.
Eu, como desenvolvedor Web, comecei a estudar programação lá pelos meus 15 ou 16 anos com a intenção de um dia me tornar um desenvolvedor de jogos. Penso que é o sonho de muito adolescente que começa a descobrir o mundo do desenvolvimento de software.
Claro, isso até começar a cair em assuntos relacionados a matemática, física, geometria, etc. Aí, como no colégio só estudava para “passar de ano”… sentí o peso e o arrependimento de não ter aproveitado melhor aquela época.
Voltando ao Python… esses assuntos não são amenizados com o uso do Pygame, mas todo o resto sim. Uso de recusos visuais e sonoros são explícitos e objetivos, gerenciar o funcionamento e a lógica do seu jogo de modo “pythonista” é muito agradável e divertido (fico imaginando isso em C++).
Em relação a performance, muito se ouve falar sobre isso em relação ao Python, mas fique tranquilo. Uma grande quantidade de recursos é escrita em C, apenas fazendo o binding para Python. Além disso, é possível escrever determinados algoritmos críticos em C, tornando a execução do jogo mais rápida.
Como ultimamente o tempo tá curto… segue abaixo uma lista com referências super interessantes:
- Introdução ao Pygame no Wikipedia
- Pygame – Portal oficial do projeto
- Artigo do Pygame no Wiki do Python Brasil
- Pygame, uma introdução básica
- Pygame: Guia rápido e rasteiro
- A Pygame Working Example: Starting a Game
Até a próxima…