Sua empresa ainda não tem um perfil no Twitter? Pode ser a hora certa de pensar em registrar uma conta! A presença das redes sociais nas empresas já é uma realidade do século XXI. As transformações que esses sistemas podem trazer são inúmeras, podendo levar uma empresa tanto ao sucesso quanto ao fracasso. O segredo está em saber como usar os seus recursos adequadamente.
Percebendo o potencial das redes sociais, algumas empresas saíram na frente criando perfis para suas marcas em redes públicas como Facebook e Twitter e passaram a utilizar esses tipos de comunidades como ferramentas de divulgação promoção de seus produtos. Além disso, a comunicação direta com o público ajuda a empresa a ter uma relação melhor com o cliente, que se sente importante por ter sua opinião ouvida mais facilmente.
As redes sociais são formadas por indivíduos com interesses, valores e objetivos comuns para o compartilhamento de informações. Com isso, algumas empresas perceberam que uma comunidade no Orkut, por exemplo, pode ser mais eficaz do que um anúncio para difundir sua marca. Ou que um vídeo difundido no Youtube pode trazer mais resultados do que uma propaganda na televisão em horário nobre. Tudo isso porque nesse caso o público alvo é atingido diretamente, provocando um melhor resultado do que quando a divulgação é feita em massa. Além disso, os próprios clientes agem como divulgadores da marca, ao passarem para frente informações para usuários com interesses semelhantes.
Empresas na área de tecnologia, como a Dell – @Dellnobrasil, foi uma das primeiras a apostar no fenômeno do Twitter. Possuindo hoje várias contas, que atendem vários países, a filial brasileira conta com uma média de 35.000 followers e figura em quase 1500 listas, permitindo uma alcançabilidade fantástica de pessoas sem nenhum gasto aparente. É uma jogada de marketing fantástica, barata e eficaz.
Tanto que outras empresas, de diferentes setores, como a Natura, por exemplo, passaram a adotar a ideia. Na Natura – @naturanet, um grupo de funcionários é responsável pela atualização dos tweets, que incluem promoções, divulgações de novos produtos e dicas de beleza, saúde e maquiagem. Por fim, inicialmente a tecnologia e incorporação de redes sociais às atividades rotineiras das empresas poderia ser uma coisa assustadora e vista com olhos ruins, mas hoje esse cenário mudou completamente. Empresas dos mais diversos setores incorporam diversas redes sociais às suas atividades, buscando melhorar o relacionamento com o cliente, facilitar o surgimento de perspectivas diferentes e inovações e por consequência, aumentar seus lucros.
1 Comentários
Acredito que essa é a tendência, de maneira conveniente e sem ser invasivo. Esse é o diferencial de twitter e facebook. O mesmo não acontece com orkut e google+, onde essa divulgação é pouco eficiente.
Parabéns pelo post!