Olá PTI’s,
Como nós, profissionais de TI, não vivemos só de computadores, hoje estamos lançando o primeiro de muitos conteúdos sobre saúde na área de informática.
Pra começar, vamos falar sobre dores e tensões causadas pelo uso do computador, problema que geralmente atormenta os profissionais que atuam no desenvolvimento de softwares (programadores), que na grande maioria das vezes não possuem hábitos muito saudáveis.
O conteúdo foi gentilmente cedido por Claudia Wanderck, diretora da Clínica Long Life de Fisioterapia.
O cotidiano agitado dos escritórios trouxe novos inimigos para a saúde de quem trabalha com computadores. As dores e tensões ocasionados por maus hábitos dentro e fora do escritório podem resultar em patologias crônicas, como tendinite e bursite. “Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia constatou que aproximadamente 83% da população brasileira é sedentária. A falta de exercícios físicos agrava as conseqüências de uma rotina de trabalho estático, em funções que exigem movimentos repetitivos, como a digitação”, ressalta a fisioterapeuta Claudia Wanderck, diretora da Clínica Long Life de Fisioterapia.
“Fazer atividades físicas, como a ginástica laboral, faz toda a diferença, pois trabalha os músculos e as articulações. Durante o expediente é indispensável a realização de exercícios de alongamento. Desta forma, pode se garantir uma melhora na postura, na elasticidade e no desgaste das articulações”, complementa.
A fisioterapeuta explica que atitudes como estralar diferentes articulações pode trazer um alívio momentâneo, mas que a realização deste tipo de movimentos bruscos pode ocasionar sérias lesões. A forma correta de recuperar as energias e evitar a fadiga causada por trabalhos repetitivos é através do alongamento.
“Quanto maior for a repetição de um movimento, maior deve ser o número de pausas para alongamentos. Nem sempre é necessário fazer grandes interrupções no horário de trabalho. Os exercícios de alongamento podem ser efetuados em micro pausas, durando entre 30 segundos e um minuto. A cada parada, podem ser escolhidos exercícios específicos, que atendam às regiões mais afetadas. As pausas devem ser feitas a cada meia hora e são imprescindíveis para a saúde do colaborador e aumento da produtividade”, destaca a diretora da Clínica Long Life.
“Os exercícios de alongamento são indispensáveis para pessoas que já sofrem de patologias crônicas como as famosas tendinite e bursite, pois os medicamentos podem amenizar as dores, mas não trazem cura definitiva. Apenas as mudanças de comportamento relacionadas à postura, atividades físicas e pausas para alongamentos entre as atividades podem garantir a cura e uma vida mais saudável”, acrescenta.
ALONGAMENTOS DURANTE O EXPEDIENTE
-
Nas duas primeiras fotos a fisioterapeuta mostra alongamentos para os punhos.
-
A imagem seguinte mostra um exercício para a coluna lombar.
-
Nas fotos quatro e cinco, Claudia mostra alongamentos para o pescoço.
-
A penúltima imagem ensina como alongar a região glútea e do ciático.
-
A última foto mostra um exercício de alongamento para a lateral da coluna.
-
Todos devem ser repetidos em ambos os lados do corpo;
BENEFÍCIOS DA REALIZAÇÃO DE ALONGAMENTOS DURANTE O EXPEDIENTE
-
Relaxamento muscular;
-
Melhora da circulação;
-
Aumento da flexibilidade;
-
Melhora da postura;
-
Redução das dores;
-
Revitalização das energias e bem-estar
Espero que tenham gostado e que possam colaborar com seus comentários.
3 Comentários
fico feliz em descobrir essa pagina na internet,pois tenho varios dia de dor na coluna e pescoco,e com esses exercicos eu crei que irei melhorar bem.Estou confiante.
Obrigada atenciosamente:Marli
Otimo post.
Vale lembra também que somente o alongamento e relaxamento muscular não previne totalmente as dores nos mais diversos lugares. É preciso também trabalhar com postura e equipamentos ergonomicamentes corretos (mesas, teclados, mouse, altura de monitores, cadeiras com apoio para braços (ajustaveis), etc.)
Abraços
Alexandre
So tenho que agradecer por este alongamentos. Tenho muitas dores.
Obrigada.