Este é o terceiro artigo que tratamos o Scrum e, caso não tenha acompanhado os artigos anteriores, recomendo uma breve leitura de Scrum no Burndown e Product Owner Dita as Regras antes de prosseguir.
Entre todos os papéis existentes dentro do Scrum, este é quem faz tudo acontecer.
- Scrum Master não deve ser técnico, mas precisa compreender as dificuldades do time de desenvolvimento.
- Scrum Master não deve ser conhecedor de negócios, mas precisa ser capaz de entender o Product Owner e ajudar nas diretrizes do projeto.
- Scrum Master não é o gerente do projeto, mas precisa ter habilidades para posicionar a gerência de maneira clara e objetiva a respeito do andamento de cada projeto.
- Scrum Master não é dedicado a um único projeto, mas serve como mediador de todos os projetos em andamento.
- Scrum Master, acima de tudo, deve conhecer muito bem Scrum e ser capaz de manter todos os times de desenvolvimento, Product Owners e Gerente dentro das diretrizes da metodologia.
Não é uma tarefa simples por que lida com todas as áreas da empresa e, ao mesmo tempo, não pertence a nenhuma delas. Normalmente o Scrum Master está acolhido pela TI mas deve se manter neutro e sempre ter a única preocupação em fazer a metodologia continuar funcionando. Já trabalhei em empresas em que o Scrum Master era membro terceirizado, especialista no assunto e contratado diretamente pela diretoria para implantar o Scrum em toda empresa. Sendo assim, note que é um papel mais estratégico do que técnico.
Deve ser capaz de perceber dificuldades de qualquer envolvido e, se necessário, propor treinamentos de reciclagem e de inicialização quando chegar um novo colega ao grupo.
Também deve estar atento à forma de trabalho adotada na empresa e, sempre que necessário, criar ajustes na metodologia para que o Scrum seja produtivo e justifique sua utilização. Apesar de defender a necessidade de uma equipe multifuncional e independente, algumas vezes se faz necessário, usando as próprias ferramentas do Scrum, criar algumas exceções que vamos ver em detalhes posteriormente.
Faces do Scrum Master
Existem três trabalhos distintos que o Scrum Master realiza o tempo todo, sempre servindo: a Organização, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento.
Trabalhando para a Organização
- Liderando e treinando a organização na implantação do Scrum;
- Planejando e customizando implementações no Scrum de acordo com as necessidades da organização;
- Auxiliando todos os envolvidos a compreender e tornar aplicável o Scrum e o desenvolvimento do produto empírico;
- Causando mudanças que aumentem a produtividade de todo Time Scrum;
- Trocando informações com outros Scrum Masters para enriquecimento de experiências e aumentar a eficácia da aplicação do Scrum.
Trabalhando para o Product Owner
- Encontrando técnicas eficazes para gerenciar o Product Backlog;
- Comunicar com clareza a visão, objetivo, itens e importância de cada Sprint Backlog para todo Time de Desenvolvimento;
- Orientar e ensinar como criar um Sprint Backlog claro e conciso que atenda as necessidades do Product Owner e permita que seja colocado em produção;
- Compreender a longo prazo o planejamento do Produto no ambiente empírico;
- Estimular e praticar a agilidade nas definições;
- Facilitar os Eventos Scrum* conforme exigido ou necessário.
* Eventos Scrum compreende todas as atividades para discutir o projeto (reuniões).
Trabalhando para o Time de Desenvolvimento
- Treinamento em autogerenciamento e interdisciplinaridade;
- Liderar e ensinar na criação de produtos de alto valor;
- Remover impedimentos (técnicos ou de negócios) para o progresso do Srint Backlog;
- Facilitar e promover os Eventos Scrum conforme exigidos ou necessários;
- Treinar o Time de Desenvolvimento em ambientes organizacionais onde o Scrum não é totalmente adotado e compreendido, tornando-o independente de toda a organização.
Este último item é um tanto delicado mas se faz necessário quando a organização tem dificuldades em implantar a cultura Scrum em sua totalidade. Em alguns casos o Scrum é visto como uma metodologia da área técnica e acaba recebendo uma grande resistência por parte das demais áreas. É um erro permitir que este sentimento se propague, pois o Scrum é uma metodologia de trabalho para o aumentar o desempenho de toda empresa e não somente da área de TI.
Espero ter esclarecido um pouco melhor as particularidades que envolvem o Scrum Master e que você tenha compreendido a importância de destacar um profissional especializado para este papel. Não funciona você pegar um membro da equipe técnica ou alguém de negócios para treinar nesta função. O Scrum Master é o ponto disseminador tanto para as áreas de negócios, quanto para a área técnica. Nenhuma dúvida pode passar dele, portanto, se deve haver um especialista, que seja, pelo menos este.
No próximo artigo vou falar a respeito do Time de Desenvolvimento e Ferramentas Scrum. Até lá!
Publicado originalmente em: Blog Andrey Kurka