Ser Profissional de TI é a melhor profissão do mundo

Hoje vamos descobrir por que TI é a melhor profissão do mundo. No artigo anterior recebi um feedback interessante: críticas, elogios, palavras de apoio, pessoas que se identificaram com a situação, alguém me mandando abandonar a profissão, outro que achou o artigo enorme, etc.

Mas enfim, escrevi o artigo de forma despretensiosa, apenas relatei o momento que eu estava vivendo naquele dia e gritei para o mundo ouvir, só que eu não esperava respostas. Então passei a receber emails, dezenas de pessoas começaram a me adicionar no Linkedin, jovens pedindo conselhos, veteranos me apoiando, coachs me aconselhando, headhunters querendo marcar entrevistas entre outras coisas.

Mas o pior feedback que tive foi uma pessoa falando que estava desistindo de iniciar nesta carreira por causa do artigo, então percebi o tamanho da responsabilidade de escrever algo e tornar público e a capacidade que temos de impactar pessoas.

Diante deste cenário resolvi escrever sobre o lado bom da profissão de TI. No artigo anterior em nenhum momento falei em abandonar ou desistir da carreira, apenas expus de forma real, os problemas e frustrações da profissão. Agora vamos entender por que apesar dos problemas permanecemos trabalhando e apaixonados por TI.

amor-carreira-tecnologia-computador-informatica

Por que TI é a melhor profissão do mundo?

1. O poder do conhecimento

Sim, adoramos a sensação de saber mais que os outros, gostamos de ter várias pessoas nos procurando cheias de dúvidas para as quais temos as respostas. Tem sensação melhor que descobrirmos por que todo sistema da empresa parou?

Toda quela adrenalina, pressão, nó no estômago sabendo que a empresa ou seu negócio está tendo prejuízo, teu telefone não para de tocar, através do vidro você enxerga as pessoas se acumulando na sua porta como um episódio de Walking Dead.

Sua cabeça está a mil, seu navegador tem 37 abas abertas com possíveis soluções, seu olhos lêem e filtram dezenas de textos ao mesmo tempo que você liga para vários fornecedores, eliminando todos os possíveis erros… De canto de olho você vê o que o pessoal do grupo de TI do WhatsApp respondeu.

Então você tem a solução e tudo volta a funcionar. A sensação é quase um orgasmo misturado com alívio… O telefone para de tocar, a notícia se espalha rapidamente, os zumbis que estavam na sua porta receberam o antídoto e começam a sumir um a um. Você relaxa na cadeira com um sorriso no rosto e pensa consigo mesmo: Sou muito foda!!

Então invés de documentar o problema e a solução, você vai ver um vídeo no Youtube, afinal depois deste caos todo você merece 😛

Para um profissional de TI, um mau funcionamento não é uma dor de cabeça; é uma chance de brilhar.

2. O Status

Trabalhar com TI sempre foi sinônimo de inteligência, conhecimento e inovação, isso nos dá um certo status diante do resto das outras profissões. E quanto mais a tecnologia avança, quanto mais novidades surgem, mais aumenta nosso status.

Porém, hoje em dia temos que dar uma mexidinha nos nosso títulos, então colocamos nomes mais elaborados como: Business Inteligence (BI), Cientista, Analytics, DevOps, Cloud, Scrum, Developer, Certified, Security, Compliance, Network, System, etc.

Veja bem, não estou criticando. Eu mesmo uso e abuso destas palavras, são importantes para demonstrar que temos autoridade no assunto.

Mas ter status é legal! E na TI não precisamos usar um terno bonitão e ter um escritório bacana. Podemos ter isso usando jeans, uma camiseta do Star Wars e um notebook.

3. Conseguimos compreender melhor as coisas

Para as pessoas comuns, o tamanho dos arquivos que eles manipulam e a velocidade em que eles navegam na Internet pode ser um mistério, para nós é tão básico como conhecer o caminho de casa.

Tudo são dados, estes podem ser dissecados e analisados, conseguimos ver além do frontend, mesmo sendo tímidos e introspectivos entendemos por que somos assim. Temos um visão mais analítica da vida e compreendemos coisas que os outros nem sabiam que existiam.

Não sei se isso é bom ou ruim, se em certas circunstâncias a ignorância não seria melhor, mas somos assim e gostamos de ser assim.

4. Temos uma paixão pela tecnologia

Um profissional de TI é apaixonado por tecnologia, seja do passado ou presente, babamos por uma tecnologia nova, enquanto sentimos uma onda de nostalgia quando vemos uma unidade de disquete ou um zip drive.

5. Ser versátil

Um profissional de TI bem sucedido tem certamente um nicho. Mas, assim como todos no exército são soldados… Todos os profissionais de TI são suporte técnico. Eles podem se especializar em segurança na nuvem, gerenciamento de Big Data ou design de sites, mas todos podem resolver qualquer problema de tecnologia.

6. Sabemos como a tecnologia e os negócios se relacionam

Apesar dos recrutadores “padrão” insistirem que temos que conhecer o negócio, mal sabem eles que conhecer o todo do qual fizemos parte é o nosso dia a dia, temos muita curiosidade em saber como a tecnologia que gerenciamos afeta o negócio. O profissional de TI de hoje é tão confortável na sala de reuniões como na sala do servidor.

7. Podemos descrever de forma simples conceitos complexos de tecnologia

Não há dúvida de que os profissionais de TI falam em seu próprio idioma, mas os bem sucedidos podem diminuir a velocidade e explicar um problema e sua solução em termos que qualquer um pode entender e até mesmo ficar entusiasmado por fazê-lo.

6. Gostamos de aprender e transmitir conhecimento

Profissionais de TI bem-sucedidos estabelecem uma base sólida para o seu conhecimento de TI com estudo e certificações, depois aproveitam esse conhecimento e compartilham com outros, até mesmo ensinando.

7. Nos preocupamos com a segurança dos dados

Os profissionais de TI não querem apenas resolver um problema de segurança, eles querem saber tudo que ocorreu, é por isso que eles enfatizam a disciplina em suas tarefas. Um profissional de TI bem sucedido sabe que a primeira linha de defesa para manter sua empresa segura e eficiente é proteger contra o erro humano.

8. Crescimento de Carreira

O profissional de TI não precisa se preocupar em ficar obsoleto. Ainda não arranhamos a superfície da magnitude da tecnologia, todos os dias há novos avanços no campo da TI que requerem profissionais qualificados. Se você está achando ruim sua carreira, você precisa mudar seu olhar para o mundo da tecnologia.

Conclusão

As habilidades de resolução de problemas giram em torno de conviver com tecnologia e gostamos disso!

Alguns profissionais de TI podem não ser os melhores em relacionamento com clientes e colegas de trabalho, pois longas horas enfrentando uma tela de computador e a pressão por resolução de problemas podem diminuir o tempo de descanso e deixá-los irritados.

Independente da sua especialização, você trabalhará sob muita pressão. Se um sistema cair, toda a equipe de tecnologia não vai descansar até que tenham solucionado o problema. Todos vão sair no horário, mas o setor de TI terá que ficar, procurar todas as soluções possíveis para o problema e garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Mas não é bom ser a solução e não o problema?

A disposição e a capacidade de definir e arquitetar soluções para desafios aparentemente impossíveis, podem ampliar seus conhecimentos técnicos, aumentar sua compreensão de tecnologias específicas, aprofundar sua capacidade de resolução de problemas e quem sabe obter reconhecimento e elogios.

O amor ao desafio faz com que o profissional de TI elabore soluções enquanto está tomando banho em casa ou quando está sentado na frente da TV. Isso pode soar extremo, mas qualquer um que já fez isso entende que os pensamentos e inovações mais criativos vêm muitas vezes quando você está relaxado e fazendo outras coisas.

É o amor pelo desafio que mantém os problemas na mente.

Apesar dos contras, as carreiras de tecnologia continuam a ser o futuro. Há muito mais para aprender e descobrir neste campo que continuará a crescer por muitos anos.

Ser um profissional de TI ainda é um bom caminho para jovens talentosos e criativos ou para quem quer trocar de carreira.

E quanto ao salário? Daí complica um pouco… Por enquanto veja o artigo 9 Dicas Incríveis para sua carreira de TI 🙂

Uma abraço!

Este artigo foi publicado originalmente em Diário de TI.

Demian dos Santos

Mais artigos deste autor »

Coordenador de TI | NOC | Segurança | Infraestrutura | ITIL | COBIT | ISO 27001 | LGPD
Mais de 15 anos de experiência, executando projetos e Gestão de Serviços de TI, minha especialidade é melhorar processos e resolver problemas de TI para que eles não afetem o negócio, propondo soluções para gerar mais resultado.


6 Comentários

Fabiano
1

Bom não tenho como descrever a situação como um todo, mas, li o seus dois artigos em momentos diferentes da minha carreira, o primeiro estava naquela mesma situação (primeiro artigo) e agora infelizmente estou recentimente desempregado, no entando não estou “desesperado” (ainda) hehehe, é a minha paixão pela TI que me faz continuar na área … obrigado pelo artigo, muito bacana, parabens, abs!

Fabrício
2

Li os dois artigos, achei bem esclarecedores e interessantes, principalmente para quem está começando na área. Acho que o profissional de TI, acima de tudo, precisa ser atraído pela tecnologia, ser curioso, e sempre persistente, em diversas situações. Há 10 anos trabalhando com TI, continuo pensando q é a única área q eu poderia estar satisfeito profissionalmente. Abs.

Rafael Aquino
3

Meus parabéns por ambos os artigos. Senão todas, quase todas as profissões tem seus lados bom e ruim. Suas descrições, além de hilárias, são muito realistas, pois misturam o lado profissional e humano, pessoal.
Um forte abraço e sucesso!!!

Toni Bellato
4

É isso aí, mesmo não tendo em boa parte das vezes o reconhecimento merecido, acho trabalhar com TI muito gratificante. Lendo o artigo me dei conta de que simplesmente não conseguiria viver sem conhecer isso tudo, sem estar por dentro, sem ser parte disso. Me disseram uma vez que tenho tesão por computador e é isso mesmo, por computador também.

Jones Sabino
5

Cara, legal seu post mas acho que o título tá muito generalista… vc é um profissional de TI que, pelo texto, trabalha com administração/sustentação em infraestrutura numa empresa cliente, seja alocado ou funcionário.
Mas um desenvolvedor, um cara que trabalha com implantação, um arquiteto de soluções entre diversas outras profissões de TI, não tem as experiências que vc retratou neste post.
Acho que como alguem que influencia nas redes, quando vc escreve representando a classe vc precisa ser mais abrangente e um pouco menos pessoal. Existem muitas coisas em comum entre todas as profissões da área que vc não citou.
O texto está mais para o título : Ser um analista de infra é a melhor profissão do mundo, e ainda assim numa visão bem pessoal sua.
Abraço!

Anônimo
6

Pessoal, sempre me interessei em estudar TI, mas não tive muitas oportunidades para aprender muito sobre programação, então queria saber: os cursos superiores ensinam desde o básico? Ou é essencial que você tenha um nível de conhecimento apurado antes de se tornar calouro?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!