Essa é uma das perguntas com bastante presença em salas de reuniões na hora de conversar sobre o que o cliente espera de uma estratégia digital e de como ele considera viável para seu mercado essa mesma estratégia. Afinal, ninguém melhor do que o próprio cliente para compreender o seu mercado.
Isso não quer dizer que o cliente irá guiar o projeto por completo, mas quer dizer que ele tem um valor extremo no processo de guia da compreensão maior do mercado para um profissional de marketing digital. Vale lembrar que se ele soubesse o que fazer nesse ambiente, ele não contrataria um profissional, portanto, é bom ressaltar que o profissional contratado passa a ter papel também decisivo no processo de desenvolvimento da marca no ambiente digital.
Voltando ao ponto principal, o Facebook. A resposta para a pergunta que deu título a esse post é: SIM!
O Facebook, apesar de ter atingido recentemente o número de 900 milhões de usuários, é uma rede em expansão. Crescendo aceleradamente e, por mais que alguns profissionais reclamem ou discordem, existem regras rígidas que estão mantendo o Facebook mais Clean – organizado ao máximo possível – e isso é ótimo para os negócios.
Mas não se engane, 900 milhões não quer dizer que realmente grande parte do seu público-alvo está por lá. Mas quer dizer que as possibilidades são imensas.
Nem só de Fãs vive uma FanPage…
Uma boa estratégia de Social Media aplicada em Facebook não está relacionada somente ao número de fãs que a página possui. Esqueça por alguns minutos aqueles cases de milhões de fãs que você tem visto aos montes, principalmente se você é uma micro ou média empresa. Normalmente investimentos necessários não são aprovados pelos diretores dessas empresas de menor porte. Algumas se quer tem rendimento para tanto…
Uma boa estratégia no início prepara possibilidades e faz testes de conteúdo na rede, posteriormente começa a publicar de acordo com o que foi possível relacionar de informações no primeiro período de testes, logo aplica algumas novas ou velhas estratégias e continua a mensuração de resultados – Sim, aqui também se faz presente a lógica de Web Analytics.
O que preciso para um estratégia ser eficiente?
Antes de tudo, disposição para permitir que o Analista de Social Media possa trabalhar com todo o conhecimento que tem adquirido durante seu tempo de trabalho, o que chamamos de expertise.
Esteja aberto a negociação de uso do FacebookAds que, em resumo, é a maneira de anunciar conteúdo dentro do Facebook trazendo maior atenção para sua Fanpage ou links externos.
Esteja ciente que uma dobradinha muito eficiente é ter um Analista de Social Media e também um Gestor de Conteúdo. Um Analista de Social Media não necessariamente criará conteúdo, pois ele é responsável pela estratégia, por encontrar maneiras de criar interatividade, gerenciar a Fanpage e a publicidade no Facebook. Já um Gestor de Conteúdo pode muito bem usar os caminhos apontados pelo seu Analista de Social Media para o desenvolvimento de materiais de campanhas envolventes.
Outra dica importante é: Contrate ferramentas de apoio para facilitação do trabalho desses profissionais (pergunte a eles ou aceite as indicações que irão te fazer), além de maximizar o uso do tempo através dessas ferramentas, existe a redução de erros através de automatização de processos de muita interação humana.
Espero poder ter ajudado em algo. Um forte abraço e sucesso a todos.