Hoje em dia, quando você entra em uma loja de eletrônicos, as TVs à venda provavelmente são Smart TVs e, se você estiver comprando uma para consumir plataformas de streaming, precisa estar atento(a) para manter seus dados protegidos.
Compramos em nossas TVs inteligentes, usamos-as para jogar videogame e/ou assistir nossos programas favoritos em um serviço de streaming. Mas, como nossas televisões estão conectadas à Internet, os hackers podem encontrar uma maneira de entrar sorrateiramente. Muito cuidado principalmente com as Smart TVs que têm câmera integrada.
“Se você está assistindo à sua smart TV e os aplicativos estão mudando, alguém pode estar usando o seu dispositivo”, disse Joseph Martinez, professor de Segurança de Sistemas de Informação do Milwaukee Area Technical College.
VPN no roteador protege a sua Smart TV
“Os hackers entram pela rede Wi-Fi por que as pessoas não percebem que precisam criptografar a conexão”, explicou Martinez. Uma forma fácil de garantir que toda a sua rede Wi-Fi esteja protegida é instalar uma VPN no roteador.
Joseph Martinez ainda disse que a falta de redes criptografadas dá aos hackers acesso fácil aos seus dados financeiros, por exemplo. Cartões de crédito associados às plataformas de streaming como Netflix, HBO e Amazon Prime ficam potencialmente expostos aos hackers.
“Com as informações do cartão de crédito no dispositivo ou conectadas a uma conta que você pode acessar a partir desse dispositivo, as contas bancárias das pessoas estão sendo hackeadas e comprometidas”, disse ele.
Se a sua Smart TV tiver uma câmera embutida, os cibercriminosos podem espionar você. O FBI até já alertou os consumidores sobre essa ameaça. “A câmera e o microfone podem ser ligados remotamente por meio do próprio navegador”, disse Martinez.
Então, o que você pode fazer para se proteger efetivamente de hackers?
Martinez disse que você pode desligar sua Smart TV quando não estiver usando, adicionar uma VPN ao seu roteador, baixar um aplicativo antivírus e usar uma senha complexa e que não seja a senha padrão que vem com o roteador. Preferencialmente a senha (como qualquer outra que você usa!) deve conter letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.
Para tornar ainda mais difícil para os hackers, você pode alterar alguns dos dados atribuídos à sua Smart TV, como o endereço IP do seu roteador, que é como o número de telefone da sua Smart TV. Isto é possível facilmente com uma VPN aonde você pode, inclusive, escolher o país para o qual deseja conectar.
Martinez disse que você também pode alterar o número do gateway atribuído à sua TV e que é uma boa ideia alterar esses dígitos algumas vezes por ano.
“Com ações simples, você acaba tornando muito mais difícil que pessoas mal intencionadas e aplicativos maliciosos comprometam seu dispositivo”, ele continuou.
Smart TVs com câmera são desnecessárias
Sem dúvida que ter uma câmera incorporada na televisão da sala ou quarto é uma comodidade para quem vive longe dos seus familiares e amigos, mas não é tão prático se formos pensar nas poucas utilidades que possui.
Além do Skype e outros poucos aplicativos, a câmera não terá mais nenhuma outra utilidade e pode representar um grande risco da sua privacidade e intimidade caso a sua rede Wi-Fi não esteja devidamente protegida. Se até Bill Gates coloca uma fita adesiva no seu laptop pessoal cobrindo a webcam, imagine o quão fácil é para um hacker acessar sua câmera; esteja ela no seu computador ou TV.
Se você realmente acha que necessita de ter uma câmera na sua Smart TV, é melhor comprar uma webcam para separada do aparelho. Assim você poderá desligar o acessório sempre que não estiver utilizando.
Independente de ter ou não webcam, nunca se esqueça de deixar a sua conexão Wi-Fi protegida, principalmente se você trabalha a partir de casa. Procure trabalhar remotamente de forma harmoniosa, e para ter harmonia é necessário ter a certeza de que o seu trabalho e documentos online estão seguros e protegidos contra hackers.
1 Comentários
Tem como descobrir o hacker ou o IP do aparelho do hacker ?