Há momentos na sua vida profissional em que você estará participando de eventos fora da empresa.
Ali você é a personificação da sua empresa e, portanto, é preciso conhecer algumas regras básicas para fazer bonito, por isso, fiz uma lista de 15 itens que você pode usar como checklist no seu dia-a-dia profissional (e pessoal também).
- Guarda-roupa adequado: Não estou falando de grife, mas em ter uma roupa apropriada para cada tipo de evento e horário. Use a máxima “menos é mais” e invista em roupas discretas e elegantes, com cortes clássicos. A roupa apropriada é aquela que se encaixa no ambiente. Se for um evento ao ar livre, por exemplo, um tailleur não é apropriado.
- Maquiagem e Perfumes: Cuidado no uso desses itens, perfumes muito fortes podem dar alergia aos presentes e afastá-los de você. Por isso, escolha e use um perfume de forma adequada. Assim como a maquiagem, deve ser utilizada como realce da sua beleza e não para parecer uma máscara. Imagine cumprimentar as pessoas e deixar marca de batom ou pó em quem você beijou, por exemplo.
- Pontualidade: O que mais ouço de reclamação hoje é em relação aos atrasos. Eu compreendo que as vezes, principalmente nas grandes cidades, podemos nos deparar com um transito complicado. Então nesse caso avise que irá se atrasar. Mas tente sempre ser pontual, saia antes do previsto para não deixar o outro esperando por você. Pontualidade é um sinal de que você respeita a pessoa com quem irá se encontrar.
- Celular: Sim, tive de colocar na lista, pois não tem coisa mais deselegante do que ele sendo o centro das atenções durante as refeições, palestras, etc. Desligue-se do mundo externo e dê total atenção ao seu interlocutor. Se aguarda alguma ligação importante, avise antes da reunião, por exemplo, que precisará atender caso liguem. Se for numa palestra, coloque no silencioso.
- Apresentações: Em um evento há algumas regras básicas, como começar a apresentação pela posição mais elevada primeiro, independente de gênero. A pessoa de nível hierárquico mais baixo é apresentada a de maior posto. Mas se há um cliente no grupo, a apresentação começa por ele.
- Esqueceu o nome: Se você se deparou com alguém te acenando, mas não lembra de jeito nenhum o nome da pessoa, aja naturalmente. Cumprimente-o e diga que esqueceu o nome dele, mas não fique se desculpando muito. Acontece com todo mundo e, para não falhar de novo, repita o nome da pessoa algumas vezes na conversa. Se for com você, fale seu nome com naturalidade, sem constranger quem esqueceu.
- Responsável: Se você é responsável pelo evento, lembre-se de dar as boas-vindas a todos que chegarem. Se possível coloque outras pessoas para recepcionar com você. Caso alguém tenha chegado após o início do evento, lembre-se de cumprimenta-lo após. Aja com naturalidade, aperte a mão da pessoa de forma firme e diga seu nome e empresa.
- Viagem: O evento é fora do seu estado ou país? Então procure saber um pouco mais sobre a cultura e os hábitos daquele local. Pesquise antes, pois a cultura dos beijos e abraços é algo peculiar ao brasileiro apenas. Expresse reconhecimento pela arte, arquitetura e cozinha locais. Entenda as características geográficas, esporte popular, pontos turísticos, palavras e expressões locais.
- Diplomático: Existem 3 (três) tópicos que você não deve discutir, mas pode apresentar sua opinião sem causar desconforto. São eles: religião, política e sexo. Seja diplomático e tenha boa vontade de ouvir, mesmo que não concorde com o que está sendo exposto.
- Cartão de Visitas: Em eventos sociais como festas, não é recomendado a troca de cartões, mas se o fizer, seja discreto. Fora isso, em reuniões e contatos profissionais abuse deles, mas tenha atenção para algumas dicas. Você deve entregar sempre com a parte impressa para cima. Se o cartão é impresso dos dois lados, entregue com o lado que tem o seu nome. Se for em idiomas diferentes, coloque a versão no idioma do profissional que irá receber para cima. Não o entregue se estiver sujo, amassado ou desatualizado. Ao receber o cartão de outro profissional, agradeça e olhe para a pessoa.
- Refeições de Negócios: Se você é o anfitrião lembre-se de chegar antes para verificar se a reserva está conforme o previsto, verifique o cardápio para que possa orientar aos demais participantes. Verifique a disposição da mesa escolhida para que todos sentem confortavelmente. Mesmo sendo um evento de negócios, quebre o gelo com um assunto mais leve antes de assumir a pauta comercial. Se possível deixe para trocar cartões no final.
- Comunicação: É preciso usar a nossa sensibilidade nesse ponto, independentemente de onde estivermos pronuncie bem as palavras. Tenha um vocabulário adequado e mantenha uma conversa atualizada. Ajuste o volume da sua voz e lembre-se de colocar emoção nas palavras. Discursos ensaiados as vezes ficam muito mecânicos.
- Presentes: Há ocasiões em que você será convidado para a festa de um colega do trabalho. Nesse momento, pense em dar algum presente que cause uma boa impressão e não constranja ninguém, por mais que você conviva diariamente com a pessoa. Escolha, por exemplo, um livro de artes, fotografia, cinema, uma caixa de trufas finas, um conjunto de escritório, etc.
- Simpatia: esbanje simpatia, mesmo nos momentos em que você não estiver muito satisfeito(a) com o volume de trabalhos e seus superiores. Cumprimente as pessoas, diga “por favor” e “obrigado” para todos. Não use nenhum dos convidados como terapeuta, reclame pelos seus direitos aos seus gestores.
- Comportamentos: Preste atenção ao ambiente e controle o ímpeto de chamar a atenção para si mesmo. Não beba demais, não coma demais, mantenha a postura, mesmo em um evento externo, sua postura está sendo observada. Cause boa impressão e faça bons contatos.
Só temos uma chance de causar uma boa primeira impressão. Depois investimos muito tempo para corrigir a impressão que deixamos da primeira vez. Capriche e faça bonito!