Supercomputador mais potente do mundo é chinês e leva processadores NVIDIA

A NVIDIA, empresa mundialmente conhecida pelos processadores GeForce, mostra o poder do processamento paralelo com o anúncio do novo supercomputador construído na China: o mais rápido equipamento em operação do mundo. Chamado Tianhe-1A, ele foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT, na sigla em inglês) e está instalado na cidade de Tianjin, onde será utilizado por cientistas de diversas áreas do conhecimento.

O supercomputador utiliza mais de sete mil unidades de processamento gráfico (GPUs) da linha NVIDIA Tesla™ M2050 para acelerá-lo e tem um desempenho de 2,5 petaflops. Isso significa que é 50% mais rápido que o computador que até então ocupava o posto de líder, pertencente ao Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos. Sua performance equivale a de 175 mil laptops ou 50 mil CPUs, o que, neste caso, consumiria mais de 12 megawatts de energia. Graças ao poder do processamento paralelo viabilizado pela GPU, o supercomputador chinês é três vezes mais eficiente e consome apenas 4 megawatts. Com a energia economizada seria possível abastecer mais de cinco mil residências.

A NVIDIA, que já é reconhecida no mercado de chips gráficos em computadores pessoais, tem obtido cada vez mais destaque no segmento de High Performance Computing. Os supercomputadores equipados com seus processadores são utilizados em missões que requerem altíssima precisão gráfica e matemática, como a descoberta de curas para doenças, previsão de fenômenos naturais de alta periculosidade, como furacões e tsunamis, estudos de formação de galáxias e até mesmo em projetos da indústria, como design de automóveis e extração de petróleo.

Mais informações: www.nvidia.com.br.

Fonte: NVIDIA – Informações para a Imprensa

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!