O forte investimento em soluções web interativas refletiu em exponencial crescimento para a Take 5, especializada em comunicação corporativa. A companhia registrou aumento de 50% no faturamento em 2009, comparado ao balanço de 2008. O resultado fiscal da empresa é proveniente da demanda de companhias que buscam melhorar o canal de comunicação pela internet junto aos seus parceiros e colaboradores.
Dados do Ibope Nielsen Online apontam que 68% dos internautas ativos no Brasil (aqueles que acessam a rede pelo menos uma vez ao mês – universo de 36,6 milhões de pessoas), assistem a vídeos online. No total, são 24,8 milhões de pessoas.
O fator também contribui para esse panorama da Take 5, uma vez que o ambiente corporativo, analisando esse interesse dos internautas como um todo pelo vídeo online, passa também a explorar sua comunicação corporativa por meio desse canal.
Segundo Alceu Costa Jr, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Take 5, “muitas empresas têm adotado plataformas de treinamentos com vídeos em suas ações de incentivo interno ou externo para reforçar a estratégia de vendas e unificar a comunicação entre todos os envolvidos nos negócios. Isso contribui para aprimorar a relação comercial entre o mercado e os consumidores”.
Dentre as ferramentas produzidas pela Take 5, estão as soluções E-Training e Varejo Expert, ambas com foco em treinamentos online, que mostraram os melhores resultados em participação na empresa. De acordo com a companhia, atualmente, 50% das atividades estão focadas nessas soluções.
Outro destaque financeiro em 2009 foram os contratos fechados por multinacionais como Intel, Unilever, Emerson e Samsung – que deram retorno de 100% de crescimento para a área de treinamentos online da Take 5.
Ainda de acordo com a empresa, o E-Training e o Varejo Expert apresentaram perspectivas otimistas à produtora, cuja expectativa é dobrar o volume com soluções em treinamentos online até o final de 2010.
“Os resultados do Varejo Expert concretizaram as nossas expectativas e de nossos clientes também. Em oito meses, a Intel conseguiu cadastrar cinco mil vendedores e emitir mais de 15 mil certificações. Já a Samsung, em dois meses, somou mil certificados somente entre seus promotores”, diz Alceu. O executivo complementa que novos setores deverão ser investidos para expandir a cadeia de negócios da produtora.
Para este ano, a Take 5 aposta em novas plataformas como AdverTraining (banners com vídeos explicativos desenvolvidos para páginas de comércio eletrônico) e WebCasting (vídeos transmitidos ao vivo pela internet).
Entre os desafios para o próximo período, a meta é superar em 75% o resultado financeiro em 2010. “O principal investimento será na área online que, consequentemente, impulsiona a produção de vídeos para a Take 5 Filmes, departamento que esperamos impulsionar em 50%”, planeja o Diretor de Desenvolvimento.
Fonte: NB Press Comunicação