Olá Caros leitores!
Escrevo este post por sugestão do nosso leitor José Lopes que deixou várias perguntas no post: COBIT – Um kit de ferramentas para a excelência de TI.
Vamos lá?
1) Ela (CobiT) é como a ITIL (sem prazo de validade) ou o profissional tem que atualizá-la de tempos em tempos? Vou explicar com um exemplo: Sou certificado Cobit 4.1 (a versão mais atual até o momento). Serei pra sempre certificado nesta versão do Cobit. Para ser certificado nas outras versões, na 5 por exemplo, que está para sair, terei que estudar tudo novamente e fazer a prova.
2) Como fazer para se certificar? É necessário treinamento ou, assim como na ITIL, basta estudar e prestar o exame para conseguir o nível foundation? O Cobit só tem o nível Foundation. Você não precisa fazer cursos oficiais para prestar o exame. Basta apenas fazer o download do material no site da ISACA , estudar e fazer a prova. Existem bons cursos on-line também que podem ajudar neste processo.
3) Quanto custa ($) a certificação mínima? O preço do exame é U$ 150,00. Mais “barata” que a de ITIL que custa U$ 174,00.
4) Onde eu posso realizar as provas? É uma das diferenças entre a prova do COBIT e da ITIL. A prova do Cobit você faz on-line, basta marcar a prova através do site Cobit Campus. Você precisará preencher 3 documentos: 2 documentos antes da prova e 1 depois. Antes da prova, você preencherá um cadastro com suas informações e outro cadastro com informações do seu proctor. O proctor é a pessoa que irá “supervisionar” sua prova, verificar se a pessoa que está fazendo a prova não está “colando” ou coisas do tipo. O proctor pode ser alguém do seu trabalho ou do seu curso. A prova tem que ser marcada com 10 dias de antecedência, com horário certo e no horário comercial (do Brasil). Depois da prova, você precisa enviar um documento em nome do proctor, atestando que você fez a prova dentro das regras (não ter colado). Toda este processo pode ser feito via e-mail [email protected]. Para marcar a prova é necessário ter cartão de crédito internacional.
5) Quais os detalhes da prova? (múltipla escolha?, número de questões, porcentagem para aprovação). Você tem 60 minutos para responder 40 questões. Todas são de múltipla escolha. Até onde sei, há provas somente em inglês, espanhol e japonês ou chinês. Em português não há ainda, apesar de já termos material em português. Para passar no exame você precisa acertar 28 questões de 40, ou 70%. É preciso estudar a introdução e o sumário executivo para pegar bem os conceitos. Os processos principais a serem estudados são o PO10 e DS02. O restante dos processos, é necessário saber para que servem e os objetivos.
Espero ter esclarecido a dúvida do José e de outros que se interessaram pelo assunto e querem prestar o exame. Ainda tem dúvidas? Tem alguma sugestão de post? Deixe seu comentário!
Um grande abraço!
22 Comentários
Olá Emerson.
Esclareceu sim, todas as dúvidas. Pretendo me certificar em CobiT ano que vem (2011) e essas informações serão valiosas. A única questão fica por conta do Proctor, pois não conheço ninguém certificado. Será que há a possiblidade de realizar esta prova pela Prometric, assim como a ITIL?
Abraço.
Acho que não é necessário que o proctor tenha certificação COBIT, nem no post nem no curso da TIEXAMES tem algo falando disso. E eu imagino que já tenha a prova em português sim, pelo menos é o que dizem na TIEXAMES. http://www.tiexames.com.br/curso_COBIT_Foundation.php
“Passeando” pelo site da ISACA, vi que existe o framework do CobiT em português: http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Documents/cobit41-portuguese.pdf
Além disso, o TIExames, assim como o colega Isaque citou, diz haver a prova em português. 🙂
Abraço.
Me ajudou muito! Pretendo tirar em novembro desse ano e estudar por conta, portanto, tenho duas dúvidas. Atuar na área facilita ou é obrigatório para tirar a certificação? E outra, quantos meses eu levo pra pegar o conteúdo legal e fazer a prova estudando sozinho?
Valeu!
Olá Pessoal!
Não é necessário o Proctor ser certificado não. De preferência, que o proctor seja um colega de trabalho.
Abs,
Emerson Dorow
Massa! Melhor assim.
Assim que eu me certificar em ITIL, vou partir pra certificação CobiT (ainda este ano). 😀
Abraço.
O meu V3 já foi mês passado, agora é COBIT. Agora estou com um pé atrás pois pelo post dá a entender que o COBIT 5 está para sair, será que compensa tirar o 4.1 agora?
Olá Isaque!
Eu sugiro você fazer a prova do 4.1, até para pegar bem os conceitos do framework. Pelo que li a versão 5 do cobit irá integrar o Cobit 4.1, com ValIT e RiskIT, portanto bem mais complexo eu acredito.
O Cobit 5 está programado para sair em 2011….mas não diz em qual mês…podem conferir no link: http://www.isaca.org/Knowledge-Center/COBIT/Pages/Overview.aspx
Abs,
Emerson Dorow
ProfissionaisTI
Olá bom dia!
Me chamo Monika acabei de me formar em Analise de Sistemas, estou fazendo especialização e gostaria de tirar uma dúvida.
Se eu tivesse que escolher um dos dois pra fazer primeiro, em qual eu deveria investir primeiro? ITIL ou COBIT
Olá Monika!
Eu sugiro começar pelo ITIL, pois o Cobit é muito mais abrangente e necessita de mais estudo.
Um abraço,
Emerson Dorow
Alguem pode me dar uma ajuda melhorzinha com essa parte da inscrição da prova?
aonde eu vou nesse cobit campus?
Olá Hercules!
Desculpe a demora em lhe responder. Tente neste link:http://www3.itsmcampus.com/isaca/Catalog/catalog_details.aspx?id=course_039
Qualquer dificuldade me avise.
Abs,
Emerson Dorow
Pessoal,
Fiz a prova em português e quase me arrependi. A tradução é um lixo. Aposto que metade das que errei foram por causa da má tradução.
Para quem está fazendo o curso da TIExames, sugiro que faça todos os simulados em inglês e avaliem os resultados. Se passarem em uns 2 ou 3 simulados já valhe a pena fazer em inglês.
Pergunta: Alguem sabe o link onde eles publicam a lista dos aprovados?
Abraços
Olá Rodrigo!
Caso você estiver falando do EXIN, acredito que não exista uma lista dessas disponível. Caso esteja falando da TIEXAMES, o que eles tem é que o pessoal depois do curso posta um comentário sobre o curso e sua experiência.
Consegui lhe ajudar? Qualquer dúvida deixe um comment que responderemos.
Abs,
Emerson Dorow
Complementando o post do Emerson a respeito do COBIT 5. Segue o planejamento.
Fonte: http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Pages/COBIT-5-Initiative-Status-Update.aspx
COBIT 5 Initiative—Work Plan Overview
The main steps in the COBIT 5 initiative work plan are:
* Plan the initiative and obtain necessary approvals (completed)
* Design the overarching COBIT 5.0 framework and validate the design with the market
– Design draft document Public Exposure, April 2010
– Design workshop, May 2010
– Finalize the overarching COBIT 5.0 framework design, May – July 2010
* Develop the contents for the overarching COBIT 5.0 framework publication
– Development workshop, August 2010
– Subject Matter Expert content reviews, October 2010 – February 2011 (including an exposure draft of the full publication)
– Development draft public exposure, March – April 2011
– Finalize the overarching COBIT 5.0 framework development, May – July 2011
* Prepare the developed materials for publication, August- September 2011
Bom dia. Ao me inscrever em dois treinamentos (ITIL e COBIT) fui informado que o de COBIT será ministrador primeiro.
Gostaria de saber se isso interfere em algo. Apesar de serem certificações distintas, é recomendado seguir uma ordem?
Obrigado.
Olá Sidnei,
O interessante é fazer o ITIL primeiro, pois o conteúdo do ITIL é introdutório ao CobiT.
Att,
Emerson.
Obrigado pelas ótimas e claras informações. parabéns.
Boa tarde Emerson!
Quando aprovado no exame, além do certificado Cobit é enviado algum pin?
Abraço
Danilo
Fiz a prova do cobit em português e me saí muito bem, estudei no site http://www.issoe.com.br tem simulados que me ajudaram bastante, mas recomendo fazer a ITIL primeiro, achei para iniciar um pouco mais fácil. EU não recebi nenhum pin, só o certificado emitido pela ISACA.
A ISACA também fornece material pro ITIL V3? Em português?
Onde encontro a relação de pessoas certificadas em Cobit 4.1? Sou certificado em Cobit Foundation, mas não consigo acessar essa informação.