De uma forma bastante resumida, SEO, Search Engine Optimization, é um conjunto de métodos aplicados em um site com o objetivo de melhorar a sua posição nos mecanismos de busca, principalmente no Google, e assim atrair mais visitas.
Fazer um bom trabalho de SEO é um grande desafio e os profissionais da área sabem disso, uma vez que a cada momento novos profissionais e empresas começam a se aventurar na área, aumentando a concorrência, e os buscadores mudam constantemente seus algoritmos, tornando cada vez mais difícil colocar um site em uma boa posição nos resultados de busca. Para tornar tudo ainda mais complicado sempre existe quem use práticas maldosas para conseguir um melhor posicionamento.
Como eu disse, otimização de sites é grande desafio e sabendo disso a MestreSEO lançou a quinta edição do Desafio MestreSEO. Para quem nunca ouviu falar do desafio, se trata de uma competição voltada para profissionais e empresas de SEO sediadas no Brasil, com a intenção de usar os mais variados métodos de otimização para conquistar o primeiro lugar no Google para uma palavra/termo que ainda não possua nenhum site aparecendo nas buscas.
Para esse ano a MestreSEO escolheu o termo “eletrikus brasiliensis” já que até a data de início da competição não havia sido utilizado em nenhum site. O termo foi inventado pela MestreSEO que criou inclusive uma história ao redor dele.
Para ajudar os participantes da competição, aqui vão algumas dicas que também servem para qualquer outro projeto de otimização de sites, não apenas para o desafio.
O domínio certo
Ter um domínio que já inclua o termo da competição será de grande ajuda, mas como sempre acontece, os domínios .com e .com.br foram comprados nos primeiros minutos após o desafio ser lançado, mas sempre existem alternativas, tais como eletrikusbrasiliensis.bio.br (ops! já foi também) ou eletrikusbrasiliensis.fot.br que podem dar origem a ótimos sites, o .fot.br por exemplo poderia se concentrar em fotografias do “eletrikus brasiliensis” e assim conseguir o primeiro lugar no Google Images.
O importante é ser criativo e não deixar a falta de um domínio .com ou .com.br te fazer desistir, mas lembre-se de que o domínio ajuda, mas não garante o primeiro lugar.
Conteúdo de qualidade, original e criativo
O conteúdo é rei e qualquer um que trabalhe com SEO sabe disso, mas não custa nada lembrar, então não se esqueça de criar um conteúdo de qualidade e original sobre o termo escolhido pela MestreSEO.
Produza conteúdos relacionando o “eletrikus” com o mascote da Copa do Mundo, com os desmatamentos, com o Aquecimento Global, com o fim do mundo, com a padaria da esquina… Já que o termo é fictício, não tenha medo, use e abuse da criatividade na hora de produzir o conteúdo. Apenas lembre-se de no final de cada texto avisar que é trata-se de uma competição e o texto é fictício, questão de ética.
Imagens
Imagens também são conteúdo e merecem muita atenção em qualquer projeto de SEO, ainda mais por concorrerem ao primeiro lugar no Google Images.
Use o Photoshop ou qualquer outro editor para criar imagens diferentes e originais do “eletrikus” para assim evitar um conteúdo muito parecido com o do outros participantes. Vale também utilizá-lo em conjunto com os memes do momento, criar histórias em quadrinhos e até colocá-lo em cenas de filmes, o importante aqui é ser criativo e original.
YouTube
Poucas pessoas possuem paciência para criar um bom vídeo e colocá-lo no YouTube, então se você fizer isso terá um grande diferencial. Hoje em dia praticamente qualquer celular é capaz de filmar e fazer um vídeo no estilo câmera na mão pode ser bem interessante, outra opção é criar uma pequena animação, pois mesmo as mais simples podem ter muitas visualizações.
Ao criar um vídeo, colocá-lo no YouTube e depois incluí-lo em seu site você terá um conteúdo muito diferente dos outros competidores e isso pode garantir mais acessos ao seu site e automaticamente mais menções em redes sociais e links, fatores muito importantes para SEO.
Redes sociais
Apesar de ainda não estar comprovado, a maioria dos profissionais de SEO concorda que likes e +1s influenciam no posicionamento de um site no Google, então não deixe de incluir de forma bem visível em todas as páginas do seu site os botões sociais do Facebook, Twitter, Google+ e Pinterest, além de pedir para seus amigos curtirem e divulgarem seu site nas redes sociais em que participam.
Black Hat
Na competição vale tudo, inclusive técnicas de Black Hat, mas ao utilizar elas você pode acabar indo pelo caminho contrário, direto para as últimas páginas do Google ou até fora das buscas, e nesse caso adeus ao sonho de ganhar o desafio. Então será que vale a penas arriscar? Não, não vale, a melhor alternativa é seguir os conselhos anteriores e fazer tudo da maneira certa, produzindo conteúdo original e de qualidade, divulgando em redes sociais e principalmente sendo bastante criativo.
Bom, essas são as minhas principais dicas para quem pretende participar do desafio, testar seus conhecimentos sobre otimização de sites e ver o que outros profissionais sabem fazer.
O desafio vai até o dia 20 de fevereiro, quando o site que estiver em primeiro lugar na busca web do Google e o que estiver em primeiro lugar na busca por imagens do Google serão declarados os vencedores. O regulamento, prêmios e outras informações podem ser conferidas no site da MestreSEO.
Uma boa sorte a todos!