Na noite de 11 de maio, em São Paulo, data em que ocorreu a festa de entrega dos troféus aos vencedores do XVI Prêmio ABEMD 2010, a VIRID Interatividade Digital foi condecorada por sua atuação na categoria ‘Especialidade Digital – Ação de email marketing’, com destaque para os cases Minha Vida, iCarros e Anhanguera Educacional.
Com foco total em campanhas de email marketing, os cases se sobressaíram pelos resultados alcançados em personalização e assertividade, com os melhores retornos dos investimentos (ROI).
O email marketing é utilizado como base em uma comunicação multicanal pela Anhanguera Educacional, case que venceu o troféu de Ouro da categoria. Com o uso da plataforma de email marketing Virtual Target, da VIRID, e com a criação e gerenciamento de campanha da agência Ogilvy, a instituição recebe a análise dos relatórios de acessibilidade de cada ação digital para alinhamento estratégico das campanhas, que contam com a identificação do grau de interação do destinatário.
Na Anhanguera Educacional, as campanhas de email marketing contribuem para aproximar a marca de seus públicos, seguindo a linha criativa e conceito utilizados nos demais meios de comunicação de massa (propaganda, materiais de ponto de venda, internet e outros).
Intitulado como ‘Expectativa de Vida’, o case Portal Minha Vida, que levou o troféu Bronze no XVI Prêmio ABEMD 2010, chegou a ter 25% de cliques únicos nos convites e 45% de cliques únicos nas avaliações, gerando uma conversão de 82%. A estratégia desta ação, gerenciada pela VIRID Interatividade Digital, foi utilizar comunicação dirigida para convidar os usuários do site a realizarem uma Avaliação de Expectativa de Vida e, a partir das informações coletadas, prestar serviço diferenciado e estreitar o relacionamento com seu público, a fim de gerar conhecimento dos seus hábitos.
O terceiro prêmio conquistado pela VIRID foi o troféu Bronze para o case iCarros. O portal de classificados automotivo criou um programa de relacionamento que visa identificar os hábitos de compra do usuário e o perfil de automóvel almejado. Por meio de um sistema inteligente que define os melhores conteúdos e ofertas a serem entregues para cada consumidor denominado “CRM sobre rodas”, o iCarros inicia um ciclo de relacionamento que acompanha o usuário até a conclusão da sua compra.
Pesquisa de satisfação sobre o programa mostrou que 84% dos clientes consideraram a personalização das ofertas assertivas. Os resultados expressivos mudaram a estratégia da empresa que agora dará continuidade ao programa, substituindo os emails em massa.
Segundo Walter Sabini Junior, CEO da VIRID Interatividade Digital, a conquista dos prêmios ABEMD é muito representativa para a empresa, assim como para o setor de mídias digitais como um todo. “Vejo que a comunicação online já é uma realidade no mercado nacional e está sendo aprimorada a cada dia, seja pelas tecnologias inovadoras, seja pela área criativa das campanhas. O Prêmio ABEMD direcionado a uma categoria específica como a de “Ação de email marketing”, confirma nossa visão de crescimento”, avalia Junior.
Fonte: NB Press Comunicação