Muitas pessoas gostam de experimentar os softwares disponibilizados na internet para download e instalam no computador para verificar o funcionamento deles. Em muitos casos, os programas são instalados e quando expiram o prazo de avaliação ( programa beta) os usuários vão em busca de métodos não convencionais para manter o software em funcionamento (serial clandestino ou crack fornecido pelo mundo “underground”).
Nem é necessário falar que esse procedimento caracteriza o crime de violação de direito autoral, crime esse tipificado em nosso Código Penal Brasileiro. A versão beta ou o software com seu funcionamento limitado, tem por objetivo que o usuário final do programa teste o sistema e, se gostar, adquira no mercado a sua licença de uso.
Porém, é importante para um perito listar todos os programas instalados na máquina e visualizar a data de instalação de cada um. Caso o serviço do perito seja de identificar os softwares “piratas” que estão no computador do investigado, o perito poderá utilizar ferramentas específicas para determinar se o programa está dentro do perído de teste desde a instalação ou confirmar que foram usados meios ilícitos para manter um programa em eterno período de teste.
Para tanto, uma das ferramentas utilizadas pelo perito para listar todos os programas instalados, versão, caminho de instalação e data da instalação, é o software Installed Program Finder, muito eficiente e prático, que possibilita salvar a listagem dos softwares instalados em um arquivo texto (txt) para futuras formatação em um relatório para anexar ao laudo pericial produzido pelo perito.
Dessa forma, mesmo que você escute do investigado que todos os programas são legítimos, com a pesquisa geral de todos os softwares instalados, você terá a verdadeira noção da situação da legalidade dos programas instalados no computador.
2 Comentários
Uma alternativa é o programa CCleaner que também possui esses recursos.
Por isso sempre uso software aberto…