No Brasil, o consumidor está mais preparado e acostumado a usar o varejo virtual para suas compras. Segundo o e-bit, no Brasil já são mais de 13 milhões de consumidores que experimentaram comprar pelo menos uma vez pela internet.
Os consumidores estão mais velhos e menos escolarizados do que no começo do varejo virtual no País.
Dentre os homens, os produtos mais vendidos são os artigos de maior valor agregado, como eletrônicos e Produtos de Informática.
Para as mulheres, os produtos mais vendidos continuam sendo Livros, produtos de Saúde e Beleza.
No dia dos Pais e Mães o faturamento do comércio eletrônico no Brasil chega a R$ 400 milhões.
Todos esses dados levaram Solange Oliveira; especialista em e-commerce, com 20 anos de experiência em T.I. a escrever o “De Camelô a Joalheiro todos podem e devem vender on-line”.
Nele é possível ter uma visão detalhista sobre o mercado de e-commerce no Brasil, como escrever um plano de negócios da loja virtual e operar o seu comércio eletrônico no dia a dia.
É dada ênfase na análise financeira dos investimentos e é possível prever inclusive o tempo de retorno com as planilhas exemplificadas no livro.
A área de marketing é especialmente destacada por Solange, porque para ela “você pode ter a mais linda e moderna loja virtual do universo com preços sensacionais, mas precisa dizer isso ao mundo e mais, precisa trazer o mundo para o seu site”.
Solange Oliveira é mais conhecida como E-commerce Girl, tem um blog de sucesso que foi premiado como um dos 100 melhores blogs brasileiros em Tecnologia. Trabalha na produção e consultoria de imagens de produtos para e-commerce. É escritora da Gudrum, onde já prepara mais duas publicações para 2010.
Seu livro foi traduzido para o Espanhol e Inglês e estará a venda nos USA e Europa em janeiro do próximo ano.
Você encontra: “De Camelô a Joalheiro todos podem e devem vender online” em: http://www.gudrum.com.br/digital/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=5
Veja o vídeo: