Engraçado esse título, mesmo sendo verdadeiro – ainda mais sendo no Brasil…
Segundo estudo Global realizado pela Fleishman-Hillard International Communications e também pela Harris Interactive, os consumidores tendem a seguir ou curtir páginas de empresas varejistas, não pela intenção em participação direta em promoções ou prêmios, mas sim no interesse que possuem em encontrar mais informações sobre os serviços e os produtos comercializados.
A pesquisa foi feita de forma Global, por isso estamos dando esse destaque para ela.
A pesquisa mostra que, 79% dos entrevistados dizem que seguem empresas e seus perfis sociais para saber mais sobre a marca, somente em terceiro lugar é que aparece a intenção de receber descontos, com 76%, isso que dizer que a mesma pessoa pode até ter intenção de participar de promoções, porém, a cada 100 pessoas, 79 tem a intenção prioritária de obter informações, depois, é lógico que ninguém deixa uma boa promoção de lado.
Outros dados permitem perceber o quanto a informação é uma estratégia eficaz, afinal de contas, 73% disseram considerar receber informações exclusivas via Redes Sociais, 69% em dar Feedbacks (consumidor é ativo – não esqueça) e 67% com intenção de compartilhar conteúdo (novamente, consumidor ativo).
Essa pesquisa mostra o que por tantos anos, nós – profissionais de Marketing Digital, estamos afirmando para as empresas:
“Estudem seu público alvo e encontre formas de se comunicar com eficiência – a melhor delas é o conteúdo gratuito e instrutivo. Dê algo para seu cliente. Conteúdo continua sendo Rei.”
Outros dados são também interessantes:
Pessoas são influenciadas on-line, antes de sair as compras:
66% dos entrevistados só vão as compras se antes pesquisarem na Web, na sequência, 61% se dizem facilmente influenciados por amigos (Redes Sociais os conecta – é onde as empresas devem aproveitar o ”gancho”), 51% via e-mail (e-mail marketing ainda com muita força se bem trabalhado), 42% Televisão, 43% Jornais, 37% Mala-Direta, 28% Revistas e 28% Rádio… Veja que as mídias Off-line ainda possuem um certo apelo no processo de compra, porém, estão enfraquecendo com o tempo – o que é bem comum mediante a interatividade do mundo on-line.
Resumindo:
A cada nova pesquisa apresentada temos mais certeza que é um rumo sem volta, realmente a interatividade causada pela Web traz o consumidor cada vez mais para frente do monitor e passa horas e mais horas tendo a possibilidade de ser atraído por um conteúdo de qualidade e, logo, interagir com uma marca.
Um exemplo é o mercado imobiliário no Brasil. Hoje, construtoras (não só Tecnisa), estão lutando para se posicionar no mercado on-line, pois a reputação faz desse mercado específico algo de valor, seus clientes em mais de 70% fazem as pesquisas de locais e imóveis de dentro de casa e não mais pesquisando de imobiliário em imobiliário, nesse mercado não é mais possível interagir e ganhar visibilidade somente com o off-line, é obrigação dessas empresas entrarem no on-line, ou tendem a perder muitas vendas.
Sucesso, um forte abraço.