Animações, gifs e flash. A maioria dos web designers entende que o importante em um site é o seu conteudo, mas ainda existem aqueles que insistem nas animações em excesso para chamar sua atenção. Estudos mostram que, não importa quão boa seja a intenção do desenvolvedor, esse tipo de técnica tende a afastar visitantes de seu site.
Publicidade em excesso. Se os anúncions em pop-ups já são chatos, publicidade em full-screen são simplesmente inaceitáveis. Usuários detestam esse tipo de prática e tendem a abandonar o site quando são bombardeados por anúncios.
Menus de navegação mal planejados. Se os usuários não conseguem acessar a informação que precisam com poucos links, a maioria irá desistir de navegar no site. Um menu com muitos itens, não apresentar um sitemap ou uma opção de botão de retorno trazem transtorno para o usuário.
Informações de contato erradas. Um dos principais motivos de se criar um site é ser notado e ter contatos para possíveis negócios. Certifique-se sempre de informar endereços de e-mail e telefone válidos.
Impossibilidade de fazer comentários, realizar perguntas ou dar feedback. Principalmente quando nos referimos a compras, clientes gostam muito quando seus comentários são valorizados. Trabalhar com um sistema de comentários é algo simples e que pode lhe render bons frutos, já que seus usuários poderão lhe dizer exatamente como se sentem ao utilizarem seu site.
Muito conteúdo. Você pode até ter um conteúdo bacana em seu site, mas se o usuário se sente perdido em uma guerra de imagens e textos, não adiantará nada. Espaços em branco entre conteúdos são uma boa opção, principalmente para diferenciar itens que fazem menção a coisas diferentes, ajudando o usuário a identificar o que é conteúdo, o que é publicidade e assim por diante. Dessa maneira o seu site terá um visual mais profissional.
Jargões comuns. Principalmente em sites de tecnologia voltados para compras e serviços, encontramos sempre os mesmos jargões sem graça do tipo: “Soluções em TI“! Quando planejar um novo projeto tente ser o mais original possível e caso falte criatividade para a criação de jargões e nomes, busque ajuda, mas não utilize o que você sempre vê por aí: Você correrá o risco de ser só mais um!
Imagens ruins. Imagens em baixa resolução e ‘feias’ farão com que seu site pareça pouco profissional. Certifique-se de que as cores das imagens conversem com as cores do seu layout e escolha figuras interessantes que chamem a atenção do usuário (nada de animações em demasia e gifs piscando, ok?).
Formulários mal planejados. Com certeza você já passou pela situação. Imagine-se preenchendo um longo fomulário e ao escolher uma certa opção, quando a página é recarregada, você perde todos os dados preenchidos. Ou ao preencher um campo de verificação de caracteres ele simplesmente não funciona. Ou um campo informa que o conteúdo inserido é inválido mas não dá informações claras de como preenchê-lo. Na maioria das vezes o usuário irá abandonar seu site.
Exibir produtos somente sob uma visão. Ao trabalhar com sistemas e-commerce tenha sempre em mente que você deverá apresentar o maior número de detalhes possível sobre seus produtos: e isso inclui, também, fotografias, que deverão ser apresentadas sob todas as visões. Por mais que isso pareça trabalhoso em um primeiro momento, com certeza lhe poupará de dores de cabeça de usuários reclamando que o produto que compraram não condiz com o que foi apresentado no site.
Você tem mais alguma dica? Deixe seu comentário!
Publicado originalmente em Eu Faço Programas
4 Comentários
Ótimo artigo. O segredo de um projeto de sucesso é planejar¹, planejar², planejar³ e executar. Muitos projetos são desenvolvidos sem o devido planejamento e as gambiarras tornam-se necessárias. E o pior de tudo é que no final das contas você acaba se convencendo que aquilo está bom.
Este site (http://www.profissionaisti.com.br) comete o erro do excesso de publicidade, que tornam o site visualmente poluído e também lento.
Também comete o erro do excesso de conteúdo. Na capa acontece a tal “guerra de textos”, sem espaços em branco para o visitante “descansar os olhos”.
Marcos e Lucas,
Teremos um novo PTI em 2013 e neste serão aplicadas muitas regras de usabilidade, sem falar do layout mais limpo e organizado.
Obrigado pelas críticas. Foram de grande ajuda.
Abraço